Rotary Club PV presta homenagem a loja “Clodoaldo de Oliveira” mantenedora do “Abrigo Esperança”.
Rotary Club PV presta homenagem a loja  “Clodoaldo de Oliveira” mantenedora do “Abrigo Esperança”.


Em reunião Ordinária Especial na última quinta-feira (15) os Rotarianos do Rotary Club de Presidente Venceslau, liderados pelo Presidente Alvaro Carlos da Silva prestaram homenagem a Loja Maçônica “Clodoaldo de Oliveira” pelos relevantes serviços prestados a comunidade como Mantenedora do “Abrigo Esperança” por mais de 72 anos.
O Maçom Calixto Aparecido Andreta, na oportunidade esteve representando o atual Presidente da Loja Maçônica “Clodoaldo de Oliveira”, Amauri Cesar da Silva Dias, Calixto  usou da palavra justificou a ausência do Presidente da loja, que por motivos de força maior não pode estar presente e em seu nome agradeceu o Rotary Venceslauense pela homenagem e finalizou dizendo que com muito orgulho, já fez parte da família Rotaria em Presidente Venceslau por mais de 10 anos. 
O Presidente do Abrigo Esperança, Edgar Franco Rodrigues da Motta usou da Tribuna para Agradecer o Rotary Club pela Doação de uma TV LED 55 polegadas 4 K, que já está sendo muito bem usada pelos idosos do “Abrigo Esperança” complementou que praticamente a Loja e Abrigo têm a mesma idade conforme foi dito pelo Rotariano Gleison, e complementou que a parceria entre os clubes de serviço e a comunidade Venceslauense sempre será bem vinda e o Abrigo sempre estará de portas abertas à comunidade.
O Medico Regis Jorge também usou da palavra para dizer que ficou emocionado com o breve relato feito pelos companheiros Pedrialli e Gleison que fizeram um breve relato da historia do Abrigo e da Loja Clodoaldo de Oliveira e complementou que isso fez lembrar que no passado os Clubs de Serviços, Maçonarias e todas as entidades organizadas se uniam para ajudar no desenvolvimento do município.
Logo a seguir o Presidente do Rotary Club Alvaro Carlos da Silva, agradeceu a presença de todos e fez entrega de Certificados de Mérito Rotário aos seguintes:
Loja Maçônica Clodoaldo de Oliveira – “Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados e comunidade como mantenedora do “Abrigo Esperança” a mais de 70 anos”.
Israel Francisco da Silva Junior – Reconhecimento aos Serviços Prestados como Gerente Administrativo no “Abrigo Esperança”
Daiane Lima Amorim – Reconhecimento aos serviços prestados como Assistente Social no “Abrigo Esperança”
Nayara Verdasca de Luca Fernandes – Reconhecimento aos serviços prestados como nutricionista no “Abrigo Esperança”
Veja um breve Relato da Historia do “Abrigo Esperança” e da Loja Maçônica “Clodoaldo de Oliveira”
 Creditos – Livro Presidente Venceslau “Nossa Terra – Nossa Gente” do renomado escritor Inocêncio Erbella.
ABRIGO ESPERANÇA
Um Grupo de pessoas, lideradas pelo Pastor da Igreja Batista, Abrahan Carneiro, resolveu instituir, no ano de 1946, em Presidente Venceslau, uma casa para dar atendimento aos idosos.  A primeira Diretoria, assim constituída: Presidente de Honra Enio Pipino, Diretor do Abrigo, Abrahan Carneiro, Secretario arquivista Adel Viveiros Barretos; Secretaria correspondente, Faustina Silveira Campos e Tesoureiro, Zwinglio Ferreira.
O Jornal “A gazeta” em sua edição do dia 13 de outubro de 1946, em sua primeira pagina noticiou “Foi solene e condignamente inaugurado o Abrigo para Velhos de Presidente Venceslau”. Conforme já havíamos noticiado através de nossas colunas, realizou no dia 29 de setembro às 16 h, na Rua Jorge Tibiriçá, 363, a solenidade de inauguração e posse da Diretoria eleita do Abrigo para Velhos de Presidente Venceslau. Toda Solenidade foi presidida e dirigida pelo reverendo Abraham Carneiro, da Igreja Batista de Presidente Venceslau e fundador do Abrigo.
A partir de 1951, o abrigo de Velhos Esperança passou por uma profunda reorganização. Alterou-se o estatuto e a entidade foi registrada, como pessoa jurídica, sob o n. 22, no dia 16 de março de 1953, no cartório de registro de imóveis e anexos da Comarca. Nessa ocasião, verificou-se, também, a doação de um terreno para o abrigo, feita pelo Club Hípico, hoje sede da entidade. Quando do seu registro como pessoa jurídica a Diretoria do Abrigo Esperança assim composta: Presidente, Emilio Vilanova; 1º Vice-Presidente, Sabarino Fraguas; 2º Vice-Presidente, Ulisses de Castro Vieira; 3º Vice-Presidente Miguel Brizola de Oliveira; 1º Secretario Otto Rodolfo Brull; 2º Secretario Pedro Ibanes Moreno; 1º Tesoureiro, Antonio Daraya Sobrinho; 2º Tesoureiro, Michel Abrão Chaim; Conselho Fiscal, Lucio Mariano Pero, Casarino Afonso, Helio Serejo, Valdomiro de Souza, Antonio de Souza Bastos e Carlos Botelho; Conselho Consultivo: Norberto Pinto de Oliveira, Milton Pereira Leite, Reinaldo Borges Reis, Lauro Martins de Oliveira, Jordão Bruno D’Incao e Antonio Ribeiro.
O Abrigo Esperança sempre foi amparado pela Loja Maçônica Clodoaldo de Oliveira. A partir de sua reorganização, sua Diretoria passou a ser composta por membro dessa instituição. 
Declarado de utilidade publica estadual em 24 de outubro de 1975, pela Lei 721 e de utilidade publica Federal, através do decreto 98147  de 15-9-1989 e Municipal em 26-5-1956 através da Lei 214. 
Da fundação aos dias atuais, a Presidente do Abrigo Esperança foi exercida pelas seguintes pessoas: Pastor Abraham Carneiro, o Fundador; João Jose do Amaral; Lucio Mariano Pero; Emiliano Vilanova; Arthur Jose Nogueira; Ayres Garcia de Oliveira; Antonio Ribeiro; José Jorge; Walter Antonio Zitelli; Manoel de Oliveira Neto; Pedro Aparecido Camargo; Jose Fernando Sanson; Tacito Cortes de Carvalho e Silva; Francisco Coutinho Bandeira de Almeida Prado; Agustinho Alves Pereira; José Bonilha Sanches; Julio Pansera; João Queiroz Netto; Armando Luiz Freitas; Péricles Gil Modin; Ely Pacheco Grion; Benedito Almeida Prado; Calixto Andreta, Wilson Borges Jacinto, Amauri Cesar da Silva Dias e Edgard Franco Rodrigues da Motta.
No dia 18 de Setembro de 2004, um incêndio destruiu boa parte das suas instalações. No entanto, como a instituição goza de muita respeitabilidade na comunidade, mercê das excelentes administrações elencadas acima, viu-se assistida pela sociedade Venceslauense que lhe proporcionou rápidas condições de recuperação.
Hoje o Abrigo Esperança abriga 54 idosos de ambos os sexos acima de 60 anos de idade em regime de internato 
LOJA MAÇONICA CLODOALDO DE OLIVEIRA
Com mais de 72 anos de fundação em reunião no dia 11 de outubro de 1.945, que ficou registrada nos anais da historia Venceslauense, através de ata com o seguinte teor: “Aos onze dias do mês de outubro do ano de mil novecentos e quarenta e cinco, as vinte e meia horas, na sede da Associação Agropecuária, sita a Rua Carlos Gomes, 356, nesta cidade de Presidente Venceslau, gentilmente cedida pela diretoria e aí presentes os irmãos Américo Calda Amaro, Miguel Brizola de Oliveira, José D’Incao, Archangelo Miguel Pero, Lucio Mariano Pero, Jose Galícia, Bráulio Simões, Raul de Lima Rodrigues, Alfredo Clodoaldo de Oliveira, Jordão Bruno D’Incao e João Meirelles, todos eles Maçons, tendo assumido a Presidência por aclamação o irmão Américo Caldas Amaro, que a mim convidou para Secretario para a presente Reunião, explicando que o motivo da mesma era da fundação nesta cidade de uma loja Maçônica. Estando todos de acordo, pediu a palavra o irmão Miguel Brisolla de Oliveira para propor que a loja recém-fundada tivesse como patrono o irmão recém-falecido General Moreira Guimarães como justa homenagem a sua memória pelos relevantes serviços prestados a nossa Pátria. Por unanimidade foi aprovada a proposta”.
Embora não conte do rol enunciado na ata acima, são ainda considerados fundadores da Loja Maçônica Clodoaldo de Oliveira: Horacio Martins de Oliveira, João Crisóstomo Gonçalves de Medeiro, Jose Jorge, Jose Maria Velasco, Julio Rodrigues, Manoel Jose Moutinho, Moacir Mastradea e Norberto Pinto de Oliveira.
A 1ª Diretoria da Loja estava assim formada: Presidente, Alfredo Clodoaldo de Oliveira, 1º Vice-Presidente, José D’Incao; 2º Vice-Presidente, Arcanjo Miguel Pero; Orador, Miguel Brisolla de Oliveira; Secretário, Lucio Mariano Pero; Tesoureiro, Norberto Pinto de Oliveira.
Alfredo Clodoaldo de Oliveira, médico que clinicou em Presidente Venceslau desde os seus tempos, enquanto vivo, foi um dos grandes esteios da loja. Por isso, merecidamente, teve seu nome escolhido para patrono da 1ª Loja Maçônica de Presidente Venceslau.
Embora presente nos movimentos ligados a todos os seguimentos que buscam o crescimento global de Presidente Venceslau, tem se destacado sobremodo pelo atendimento aos idosos. Faz muitos anos é a mantenedora do Abrigo Esperança, entidade exemplar no atendimento das pessoas carentes de idade avançada que geralmente não possuem lar. Também, durante muito tempo teve atuação efetiva na manutenção da Santa Casa de Presidente Venceslau. 
No decorrer dos anos, foram Presidentes da Loja: Alfredo Clodoaldo de Oliveira; Miguel Brizola de Oliveira, Horacio Martins de Oliveira, Lucio Mariano Pero, Sabarino Fraguas; Reinaldo Borges Reis; Jordão Bruno D’Incao; Albano Marques Guimaro; Carlos Martins de Oliveira; José Jorge; Antonio Mauá Junior; Ayres Garcia de Oliveira; José Ardevino; Wilson Mata; Antonio Conehero Neto; Walter Antonio Zitelli; Otavio Repele; Pedro Aparecido Camargo; Antonio Canhetti; Péricles Gil Modin; Odelio Vilarinho Prudêncio; Clarindo Hiroaki Takey; Carlos Gonçalves Ferreira; Paulo Américo Novaes Faraco; Manoel Marques da Silva; Geraldo Soriano Estrela; Antonio Pedrialli, Luiz Henrique de Souza Soriano; Mauricio Hernandes e  atualmente Amauri Cesar da Silva Dias.

Compartilhar Google+


Comentário(s)

Publicidade









 

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes






1