# Ribeirão Preto ainda enfrenta falta de energia após temporal na sexta

> Ribeirão Preto ainda enfrenta falta de energia neste domingo (26) após temporal de sexta-feira (24). CPFL Paulista trabalha na reconstrução de 54 torres de transmissão. Governo federal anuncia recursos para ajuda humanitária e reconstrução da cidade.

*Tribuna Livre · Cidade · 26 de julho de 2026 · Marisa Quental*

Ribeirão Preto ainda enfrenta falta de energia neste domingo (26) após o temporal de sexta-feira (24). A CPFL Paulista trabalha na reconstrução de 54 torres de transmissão, enquanto o governo federal anuncia recursos para ajuda humanitária e reconstrução.

## Ribeirão Preto ainda enfrenta falta de energia após temporal na sexta

Ribeirão Preto ainda enfrenta falta de energia neste domingo (26) após o forte temporal que atingiu a região na madrugada da última sexta-feira (24). A CPFL Paulista informa que 2% das casas afetadas na cidade e cerca de 15 mil residências em cidades vizinhas continuam sem luz.

A situação é mais crítica em Guariba, onde 13 mil casas permanecem sem energia. Em Taquaritinga e Dumont, o fornecimento também segue comprometido. A concessionária concentra esforços na reconstrução de 54 torres de transmissão e na substituição de mais de 250 postes danificados pelo temporal.

## O que mudou desde o temporal de sexta-feira

Na madrugada de sexta, a Defesa Civil Nacional registrou chuvas intensas, rajadas de vento de até 70 km/h e descargas atmosféricas. Uma pessoa morreu após uma estrutura cair sobre a residência, e outra ficou ferida em um desabamento. Até sábado (25), eram 370 famílias desalojadas e duas desabrigadas.

O Corpo de Bombeiros atendeu aproximadamente 250 ocorrências relacionadas ao desastre, incluindo destelhamentos, quedas de árvores e bloqueios de vias públicas. A prefeitura de Ribeirão Preto contabilizou 41 escolas com danos estruturais, cinco delas severamente danificadas, e 29 prédios da saúde atingidos, sendo 20 unidades básicas de saúde (UBS).

## Ajuda federal e reconstrução

O vice-presidente Geraldo Alckmin esteve em Ribeirão Preto no sábado e anunciou que, com o reconhecimento do Estado de Emergência, o governo federal iniciará aportes às prefeituras. Os recursos cobrem ajuda humanitária (alimentos, colchões, kits de limpeza e dormitório), reconstrução de prédios públicos e moradias civis.

"O governo não manda a cesta de alimentos, não manda o colchão, ele manda o dinheiro e deposita para a prefeitura. Quem faz as compras é o município", explicou Alckmin. As famílias afetadas também poderão solicitar na Caixa a liberação de 50% dos recursos do FGTS.

A administração municipal informou que os recursos para reconstrução dos prédios públicos superam o disponível no orçamento da cidade. A expectativa é que os aportes federais ajudem a cobrir o déficit.

## Perguntas Frequentes

### Quantas casas ainda estão sem energia em Ribeirão Preto?

Segundo a CPFL Paulista, 2% das casas afetadas na cidade continuam sem luz neste domingo.

### Quais cidades vizinhas foram mais atingidas?

Guariba é a mais afetada, com 13 mil casas sem energia. Taquaritinga e Dumont também registraram danos.

### O que a CPFL está fazendo para restabelecer a energia?

A empresa reconstrói 54 torres de transmissão e substitui mais de 250 postes danificados.

### Como as famílias afetadas podem receber ajuda?

O governo federal depositará recursos para as prefeituras comprarem alimentos, colchões e kits. As famílias podem sacar 50% do FGTS na Caixa.

### Quantas escolas e UBS foram danificadas?

Foram 41 escolas atingidas, cinco com danos severos, e 29 prédios da saúde, sendo 20 UBS.

---

Fonte (canonical): https://www.tribunalivrepv.com.br/cidade/ribeirao-preto-ainda-enfrenta-falta-energia-apos-temporal-sexta/
