Alimentação no inverno - e agora ele deu as caras!!!
Alimentação no inverno - e agora ele deu as caras!!!

Resistir à canjica, aos suculentos caldos e aos demais quitutes desta época do ano, é difícil. E não é só uma questão do calendário, o clima frio colabora para o aumento do apetite. A explicação está no hipotálamo, parte do cérebro que funciona como termostato do corpo. Com a queda nos termômetros, o hipotálamo ativa o centro da fome, em detrimento do centro da saciedade, porque o organismo necessita de mais calorias para manter a temperatura corporal.
    Entendendo mais sobre o assunto; a produção de serotonina - que controla os impulsos - é reduzida quando diminuída a exposição à luz solar e a queda desse neurotransmissor pode aumentar o apetite. O sol ajuda a liberar a vitamina D, diretamente envolvida na atividade serotoninérgica. Além disso, no inverno a conversão de serotonina no neuro-hormônio melatonina é aumentada, o que contribui para o acréscimo da fome, principalmente por produtos de panificação, doces e chocolates.
Aliar a alimentação equilibrada à prática de atividade física é determinante para quem não quer pagar o preço do excesso de peso ao final da estação. Aos que resistem vale lembrar que o exercício físico é um importante aliado na termorregulação corporal. 
Esquente o Paladar - Como as saladas cruas não são tão atraentes no inverno, é recomendado a ingestão daquelas cozidas. Alimentos quentes também são uma boa opção, pois esquentam as mucosas por contato. Para quem sente aquela preguicinha no inverno, há compostos que são coadjuvantes na melhora do ânimo. Os mais conhecidos são café, chá verde, chá mate, chá preto, cacau em pó, gengibre e guaraná em pó. Para quem gosta de pimentas, jalapeno e chilli são excelentes. Todos sempre consumidos com moderação. Deve-se também oferecer melhores condições ao organismo para a manutenção da temperatura corporal: agasalhando-se bem.
Na R.A- Fórmulas você encontra alguns desses coadjuvantes que vão te dar uma “mãozinha” na briga com a balança, e também ajudam a driblar a fome neste inverno...
 

Compartilhar Google+


Comentário(s)

Publicidade









 

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes


ÁGUA THERMAL





1