Município de Marabá Paulista completa hoje 65 anos
Município de Marabá Paulista completa hoje 65 anos

Nesta quarta-feira, 11, o município de Marabá Paulista comemora seus 65 anos de emancipação político-administrativa.
História 
Marabá Paulista teve sua origem em um povoado do município de Presidente Venceslau, denominado Areia Dourada, formado por diversas fazendas, entre elas, as fazendas Santo Antônio, Ribeirão das Antas e Marabá.
Em 1938, vários colonos, mormente nordestinos, iniciaram o povoado de Areia Dourada, tendo, na época, a cultura de algodão como sua principal fonte de renda. Com o passar dos anos, além dos nordestinos vieram os comerciantes, imigrantes da Espanha, Itália e também do Japão. Seis anos depois, pelo seu grande desenvolvimento e progresso, foi elevado a Distrito de Paz.
Marabá Paulista teve muitos fundadores, dentre eles, destacam-se: João Ambrósio, Emiliano Vilanova, Midiseu Coreda, Ênio Pepino, Lúcio Mariano Pero e José Maria da Mota. 
Ênio Pepino era dono das terras do perímetro urbano de Areia Dourada e fez a doação das terras para a implantação do município. 
Foi através do Decreto-Lei nº 14.334, de 30 de novembro de 1944, que o povoado foi elevado a Distrito de Paz, com o nome de Areia Dourada. Foi dado este nome porque naquelas localidades podia se encontrar uma grande quantidade de areia.
Foi elevado a município da Comarca de Presidente Venceslau, com sede na vila de Marabá Paulista (ex Areia Dourada) e com território desmembrado do respectivo distrito. Sua instalação aconteceu em 1º de janeiro de 1954.
A origem do nome “Marabá” é desconhecida. Mas segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda, a palavra significa “mestiço de francês com índio” ou “filho de índio com branco”.

Compartilhar Google+


Comentário(s)

Publicidade










 

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes






1