Olimpio: ‘Bolsonaro criou sistema que permite desvio de dinheiro’
Olimpio: ‘Bolsonaro criou sistema que permite desvio de dinheiro’

Para o senador Major Olimpio (PSL-SP), foi o governo federal que criou as condições para desvios das verbas de emendas parlamentares que deveriam ser usadas para combate à covid-19, como no caso do senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca.
“Imagina só, ofereceram R$ 30 milhões a fundo perdido, num momento de pandemia, sem precisar fazer processo licitatório formal”, aponta Olimpio. O objetivo desse oferecimento, afirma, era conquistar uma base de apoio no Senado.
O senador diz ter sido procurado em maio por emissário do governo para dizer se estaria interessado em ter essa verba à disposição e indicar onde seria usada. Olimpio diz que, ao verificar que os critérios de distribuição de recursos eram aleatórios, sem qualquer obediência aos requisitos técnicos do Ministério da Saúde, declinou.
À época, o senador venceslauense denunciou o fato que, segundo ele, está sendo apurada pelo Tribunal de Contas da União e pela Procuradoria-Geral da República.
Olimpio evita tirar conclusões sobre o caso de Chico Rodrigues, já que não conhece os detalhes da investigação. Por isso, junto com outros senadores, encaminhou a questão ao Conselho de Ética.
Em entrevista ao Blog de Chico Alves no UOL, o senador rebate a afirmação do presidente Jair Bolsonaro de que não há corrupção em seu governo, e para justificar o que diz dá como exemplo a suspensão de licitação de R$ 280 milhões pela Infraero, no Aeroporto de Congonhas. “Que eu saiba, a Infraero ainda é governo federal”, diz.



Comentário(s)

1