QUE HISTÓRIA É ESSA? O que tem pra hoje
QUE HISTÓRIA É ESSA? O que tem pra hoje

O Brasil não é o país do samba, do carnaval, do futebol e muito menos da hospitalidade. O Brasil é o país do massacre.
De 420 mil mortos por Covid-19. De 11 recusas do governo a ofertas de vacinas. De mais de 200 frases negacionistas do presidente. De bebês assassinados em uma creche.
O Brasil é o país da chacina: dos 111 presos do Carandiru, das 8 crianças da Candelária, dos 21 inocentes de Vigário Geral, dos 9 jovens pisoteados no baile funk de Paraisópolis.
O Brasil é o país da bala. Da bandeira verde amarela na janela. Do estilhaço no vidro da favela. Dos 28 corpos de Jacarezinho. Da mais letal operação policial da história do Rio de Janeiro.
Dos passageiros do metrô em pânico. Do tiro de raspão a caminho do trabalho. Do cobertor encharcado de sangue no quarto da menina. De 10 horas de extermínio sem trégua. Do pedreiro que só ia comprar pão.
Como eu queria falar da roda de samba que também vem lá do morro. Da operação de guerra nos barracões antes do carnaval. Do grito de gol, do choro de comemoração, da Garota de Honório Gurgel que é sucesso no mundo inteiro. Da menina curvilínea e bronzeada de biquíni no piscinão de Ramos.
Mas o que tem pra hoje é esse país tacanho. Dessa gente obtusa que canta o hino nacional com a mão no peito gritando que o seu partido é o Brasil enquanto defende a inépcia de um governo omisso e corrupto na maior crise sanitária do Brasil.
Dos 22% que acreditam que a Terra é plana, dos 50,7% que pensam que o coronavírus foi criado pelo governo chinês, dos 6,4% que acham que os hospitais são pagos para aumentar o número de mortos pela Covid-19.
O que tem pra hoje é um país triste, desinformado, anestesiado e desumano. O país que ficou órfão das piadas de Paulo Gustavo. Que calou Moraes Moreira, Aldir Blanc, Genival Lacerda e Agnaldo Timóteo. Que apagou os retratos de Nino Clareto.
 Que nem Cartola, Noel Rosa ou Pixinguinha. Nem o desfile da Mangueira ou o drible mais perfeito são capazes de alegrar.



Comentário(s)

1