Em parceria com a empresa Renovatio Soluções Sustentáveis, a ETEC ‘Professor Milton Gazzetti’, em Presidente Venceslau, promoveu palestra e exposição no ‘Projeto Índio’, desenvolvido na unidade.
A ação contou com palestra sobre a Arqueologia Regional e Patrimônio Arqueológico, bem como a exposição de materiais advindos da arqueologia experimental e também adquiridos junto a comunidades indígenas do norte e nordeste brasileiro.
A atividade tem como missão contextualizar a questão indígena, além de trazer colaborações para compreender as principais características culturais desses povos. O projeto é baseado na tentativa de buscar o envolvimento de todos os integrantes, tanto em sala de aula como nos demais ambientes da escola, no sentido de sensibilizar a toda comunidade educativa para o crescimento humano, na sua mudança de mentalidade, maneiras de pensar e de agir, assim como as instituições e suas tradições culturais.
“Saber o quanto a cultura indígena está presente em nosso cotidiano ajuda-nos a admirar e, acima de tudo, a respeitar sua história. Quantas palavras usamos em nosso vocabulário que são de origem indígena e não sabemos. Pensando nos alimentos, inúmeros são os vegetais e práticas culinárias que herdamos. Brincadeiras e jogos também mostram-nos a forte influência indígena em nossa infância. Enfim, estamos encharcados de práticas oriundas dos costumes desse povo e precisamos ter consciência disso, reconhecendo o seu valor. Além disso, convivendo com estereótipos irreais, os povos indígenas continuam buscando sua completa inserção na sociedade brasileira. Nesse sentido, avanços ocorreram em vários setores, como o da Educação, na qual se defende um maior respeito à diversidade cultural e linguística das populações indígenas brasileiras”, informa a nota enviada pela ETEC.
A Renovatio Soluções Sustentáveis é uma empresa criada em 2015 cujo compromisso é assegurar o desenvolvimento sustentável. Suas atividades consistem em orientar, assessorar e prestar consultoria especializada em arqueologia, geotecnologias e meio ambiente para órgãos públicos, produtores rurais e empresas nacionais e multinacionais.
Comentário(s)