Não é apenas a entressafra que explica a inflação dos lácteos no Brasil, que nos últimos anos, teve uma alta de 62% nos custos para o produtor, gerando uma elevação de 43% no preço ao consumidor. Apesar de o litro de leite UHT ter atingido o valor de até R$ 8 em alguns estabelecimentos, por causa da chegada do inverno e da redução das chuvas em boa parte das regiões produtoras, o produto já seguia em elevação nos últimos meses.
Segundo Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, a principal causa do aumento é a menor oferta do produto nos laticínios, o que se deve principalmente à elevação dos custos de produção.
A entressafra tem início em abril, mas, segundo o pesquisador, “a oferta de leite já vinha fraca desde o ano passado e acentuou nos primeiros meses de 2022. Além disso, a entressafra acentuou a escassez de leite no mercado”, afirma Carvalho.
Conforme o pesquisador, o preço, mesmo em alta, não está sendo suficiente para cobrir os custos, o que piorou a rentabilidade nas fazendas e levou o produtor a diminuir a oferta, reduzindo a alimentação das vacas.
Em pesquisa referente à compra de leite pelos laticínios no primeiro trimestre do ano, os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram uma queda de 10,51% em comparação aos três primeiros meses de 2021. Essa foi a quarta queda trimestral consecutiva e a maior em uma avaliação trimestral desde o início da pesquisa, em 1997. “O volume de leite adquirido no primeiro trimestre deste ano foi o equivalente ao observado em 2017, o que significa que a indústria regrediu cinco anos em termos de captação de leite”, explica Carvalho.
No segundo semestre, a perspectiva é de algum crescimento na oferta, motivada pelo início do período de chuvas e também por uma recuperação nas margens de lucro do produtor. “Os preços ao produtor estão em alta e isso vai dar um incentivo para melhorar a produção”, acredita Carvalho. No entanto, o pesquisador salienta que muitos produtores saíram da atividade e outros destinaram animais para o abate. “O impacto disso na recuperação da oferta é difícil quantificar”, conclui o pesquisador.
(Com Embrapa)
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