Nabhan: terra desapropriada poderá ser devolvida a antigos donos

Em 1975, o prefeito Manoel Rainho, filho de tradicional familia venceslauense, homem que dedicou sua vida ao município, pecuarista, idealizou a primeira Feira Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau.
Tive o prazer de apoiar a iniciativa como radialista, jornalista, e diretor da Rádio Presidente Venceslau AM - e iniciante pecuarista, juntamente com  Jorge Antonio Sobrinho que concedeu o espaço no prolongamento da Tiradentes, Osvaldo Murad,  Hirsohi Yoshio, de Presidente Prudente, Augusto Alves, de Caiuá, vereador Ezequias Dassie, e outros que perdoem a omissão por esquecimento.
A assessoria foi dada por um especialista no assunto, o qual ajudou na formulação e criação do logotipo até hoje usado como identificador do evento.   
Com improvisação, mas muita vontade, a 1ª Faive foi um sucesso de participação e de público, com a sua realização no mês de julho, sendo que o dia 15 daquele ano geou e, mesmo assim, os que assistiam ao leilão nao arredaram o pé, do recinto improvisado e a céu aberto.
José Pinto, de saudosa memória, ex-prefeito de Caiuá e pecuarista de sorriso largo e aberto, comprou quase todo o gado leiloado para colaborar.
Assim nasceu a Faive, há 44 anos. Bons tempos...
Em 1976, a feira não foi realizada,  pela falta de recinto, que depois foi escolhido pelo prefeito Inocêncio Erbella em terreno da Prefeitura nos altos do aeroporto, onde está até hoje e é um orgulho de nossa cidade .
A madeira da mangueira do leilão foi providenciada por Bruno Luiz Leonardi, grande incentivador do evento.
Nos anos subsequentes, a Faive foi realizada em todos os anos, sempre se constituindo em um marco na história local nos últimos 50 anos.
É um marco identificador do agronegócio, do comércio e da indústria de Presidente Venceslau, fazendo justiça ao esforço dos que colonizaram e acreditaram no progresso do município.         
A região apoia a promoção e comparece para os eventos que são realizados e para passear no recinto que é um dos melhores do estado, com topografia plana e agradável.

(*) O autor é jornalista, produtor rural e  colaborador do Tribuna Livre


Publicidade










 

Siga-nos

Acompanhe o Tribuna Livre nas Redes Sociais!

Notícias Recentes






1