Prefeitura de PV vai fiscalizar descarte de lixo nos canteiros centrais

Em comunicado, a Prefeitura de Presidente Venceslau informou que os setor competente da municipalidade estará procedendo fiscalização sobre o descarte irregular de lixo doméstico e comercial nos canteiros centrais das vias principais, como avenidas Tiradentes e Jorge Tibiriça.
A medida está sendo tomada após a observância de denúncias frequentes sobre o despejo irregular de lixo.
Conforme a Prefeitura, “os materiais ficam depositados no canteiro central e os cães acabam revirando os embrulhos atrás de alimentos, espalhando os restos de comidas e as sujeiras pelas avenidas, causando transtornos, como poluição ambiental e proliferação de vetores”. 
Atualmente não existe uma legislação vigente que torne obrigatório a instalação de lixeira na frente dos estabelecimentos comerciais para o devido descarte dos resíduos.
O município vai realizar uma ação afim de identificar, fiscalizar e conscientizar para fazer com que os comerciantes e moradores dessas vias públicas que possuem canteiro central não joguem lixos em locais inadequados.
Conforme o comunicado da prefeitura, os moradores e comerciantes devem acondicionar seu lixo em recipientes apropriados ou em sacos plásticos propícios ao descarte deste material, devidamente fechados, que deverão ser posicionados em suas calçadas, junto a área construída dos imóveis ou em lixeiras situadas na faixa de serviço do passeio público (calçadas), próximo a guia, de uma forma que não atrapalhe o trânsito do pedestre. “Importante salientar também que o lixo deverá ser colocado na calçada nos dias e horários específicos próximos a coleta dos mesmos”, diz o comunicado.
O objetivo principal é o de conscientização da população para que mantenha a cidade limpa. No caso de descarte irregular do lixo nos canteiros centrais, quando houver a possibilidade de identificação do responsável, serão adotadas todas as medidas e providências legais cabíveis de acordo com a legislação do município.


1