top of page
Buscar

59% das dívidas de cartão de crédito dos brasileiros são de compras em supermercados

Dado é da pesquisa ‘Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro’ da Serasa. - Com Terra

Entre os brasileiros, 59% das dívidas de cartão de crédito são referentes a compras em supermercados. O segundo fator que mais leva ao endividamento no crédito são as compras de produtos como roupas, calçados e eletrodomésticos, representando 46% das dívidas. Em terceiro lugar estão os gastos com remédios e tratamentos médicos, com 37%.


Os dados são da pesquisa Perfil e Comportamento do Endividamento Brasileiro, da Serasa, divulgada neste ano. O levantamento ouviu mais de 11 mil pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do País, sendo 52% homens e 48% mulheres.


Ao longo deste ano, as pendências no cartão de crédito impactaram 55% dos brasileiros endividados - porcentagem maior do que o registrado em 2021 e 2022. Já antes da pandemia, a situação era mais crítica, com 76% em 2018 e 71% em 2019.


Feirão Limpa Nome

Até o dia 22 de dezembro, a Serasa realiza a Fase 2 do Feirão Limpa Nome, oferecendo descontos e condições especiais de pagamento para brasileiros renegociarem dívidas.


A iniciativa tem parcerias com diversas empresas como operadoras telefônicas, campainhas de energia, escolas, lojas de departamento, comércios e universidades.


O atendimento está sendo feito por meio de agências dos Correios e online. Confira o passo a passo para renegociar dívidas, indicado pela Serasa:


1º Passo – Baixe o app:


Faça o download do aplicativo da Serasa no celular (disponível para Android e iOS), digite o seu CPF e preencha um breve cadastro. Ao acessar a plataforma, todas as informações financeiras do consumidor já aparecerão na tela.


2º Passo – Escolha a oferta:


Após selecionar a opção “Ver ofertas”, é possível verificar as condições oferecidas para pagamento com o desconto do Serasa Limpa Nome já aplicado. Basta clicar em uma das dívidas disponíveis e serão apresentadas as opções para renegociar cada débito. Para fazer um acordo, clique no campo “Negociar” de cada uma das ofertas”.


3 º Passo – Revise e finalize o acordo:


Escolha a opção que desejar e a forma de pagamento de sua preferência. Caso seja boleto, você pode copiar o código, baixar ou solicitar o envio via WhatsApp. Se optar pela opção do Pix, selecione o dia para vencimento e a quantidade de parcelas desejada. Depois, confirme as informações, revisando todas as condições apresentadas, e clique em “Concluir acordo”.


4º Passo – Faça o pagamento do acordo:


Ao fechar seu acordo, você deve realizar o pagamento de acordo com as condições definidas na etapa anterior. Para pagar com o Pix, clique em “Copiar chave Pix” e cole no aplicativo da instituição bancária para prosseguir.

Comments


bottom of page