top of page
Buscar

84% da população adulta do Brasil não comprou nenhum livro no último ano, aponta pesquisa

Entre a população adulta que comprou ao menos um livro nos últimos doze meses, 57% são mulheres e 43% são homens. - Com G1

Cerca de 84% da população brasileira acima de 18 anos não comprou nenhum livro nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa inédita “Panorama do Consumo de Livros”, divulgada nesta quinta-feira (7).


Realizado pela Nielsen BookData e encomendado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), o estudo aponta que 60% dessas pessoas consideram o hábito da leitura importante, mas se sentem desmotivadas para comprar livros. Os principais fatores citados são preço, ausência de loja e falta de tempo.

Leitores vão às compras

A pesquisa mostra que o Brasil tem aproximadamente 25 milhões de consumidores de livros e, destes, 74% manifestam intenção de realizar novas compras nos próximos três meses. No último ano, 69% dos compradores de livros adquiriram entre um e cinco volumes, enquanto 8% adquiriu 16 ou mais livros.

Qual é o perfil de quem comprou livros?

Entre a população adulta que comprou ao menos um livro nos últimos doze meses, 57% são mulheres e 43% são homens.

Quanto à classe social, 43% dos compradores são da classe C, 10% da DE, 39% da B, e 7% da A.

Já em relação à região dos consumidores, 45% está no sudeste, 28% no nordeste, 14% no sul, 8% no norte e 7% no centro-oeste.

O estudo ouviu 16 mil pessoas com 18 anos ou mais, entre os dias 23 e 31 de outubro de 2023.

Comments


bottom of page