top of page
Buscar

A Delegacia Fluvial de Epitácio promoveu Curso de Tripulantes de Embarcações do Estado

Por Agora Epitácio

A Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio (DelPEpitácio), representante da Autoridade Marítima Brasileira no Oeste Paulista, realizou no dia 30 de setembro, a entrega dos Certificados e das Carteiras de Habilitação de Órgão Público (CHOP), para os alunos concluintes do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), Turma 3/2023, composta por policiais militares e policiais penais do estado de São Paulo, além de servidores da Receita Federal do Brasil, lotados na Presidente Prudente-SP.


O ato encerrou as atividades do curso ETSP - Turma 3/2023, ministrado na Sala de Aula da DelPEpitácio, entre os dias 25 e 29 de setembro, sendo abordados aspectos fundamentais e técnicos sobre navegação e manobras para conduzir e tripular embarcações do serviço público para as atividades de salvamentos, resgates, e transportes aquáticos.


Além das aulas teóricas, os alunos tiveram aulas práticas no Ribeirão Caiuá, com embarcação empregada para navegação interior, disponibilizada pela Polícia Militar do Estado de São Paulo. Os novos habilitados praticaram a navegação e a execução das seguintes manobras: atracação e desatracação; fundeio e suspender; aplicação de regras de balizamento do IALA “B”; e aplicação de regras do RIPEAM na condução da embarcação.


O Delegado Fluvial, Capitão de Corveta (Quadro Técnico) Edmar Ferreira da Silva, ressaltou a importância da formação de novos agentes públicos. “A parceria entre a Marinha e os órgãos dos Serviços Públicos de Estado contribui para a formação de profissionais com a mentalidade voltada para a garantia da segurança da navegação, para a salvaguarda da vida humana nas águas territoriais e para a prevenção da poluição hídrica. Apesar de serem responsabilidades da Autoridade Marítima Brasileira e dos seus representantes, toda a sociedade se beneficia com a propagação da mentalidade de segurança”.

Comentarios


bottom of page