top of page
Buscar

A linguagem universal dos povos


Nesta semana li no jornal da cidade que Presidente Venceslau, participando dos Jogos Regionais, realizados em Ourinhos e Santa Cruz do Rio Pardo, trouxe quatro meritórias medalhas para nossas cores, entre elas, a do basquete masculino. Quero expressar aos atletas e pessoal que participou do evento em todos os setores envolvidos a minha alegria pela conquista e os meus parabéns. Mas esta noticia me trouxe à lembrança: os Jogos Regionais de 1984 que foram realizados aqui em nossa urbe quando tive a honra de ser o prefeito municipal em meu primeiro mandato. Talvez, salvo melhor juízo, tenha sido a maior festa esportiva, social e da juventude de toda historia de nossa cidade. Aqui durante mais de 10 dias se reuniram cerca de 7000 atletas das cidades que compunham a Sorocabana, desde Sorocaba e São Roque, passando por Ourinhos, Assis, Presidente Prudente até a nossa vizinha Presidente Epitácio no limite com o Mato Grosso do Sul. Durante este período Presidente Venceslau se transformou no centro esportivo do interior de São Paulo e as atenções de todo o estado se convergiram para nós. Os trens da Fepasa e muitos Ônibus despejavam centenas e centenas de jovens na nossa estação que eram recebidos por banda de música, foguetório e a hospitalidade de nossa gente que ficou famosa em todo nosso interior pela alegria e envolvimento que tiveram com os jogos. Sim, todos os nossos cidadãos participaram de alguma forma da festa, desde os mais humildes até nossas autoridades maiores.


A abertura dos jogos ocorreu no nosso Centro Municipal de Esporte, no campo de futebol, e foi magnifica. Os nossos professores organizaram uma apresentação de gala com musica, dança e um trenzinho que trafegou pelo campo aludindo à nossa origem ligada à expansão da ferrovia na década de 1920. Mais de 10000 pessoas se acotovelavam em nossas arquibancadas e os atletas , com suas bandeiras e uniformes, representando suas cidades, perfilados, participaram da abertura solene do evento que contou com o secretário de esportes e turismo do estado, Caio Pompeu de Toledo representando o Governador André Franco Montoro e teve como orador oficial o pronunciamento do saudoso Dr José Hamilton do Amaral que, de forma brilhante e inesquecível, enalteceu a nossa terra, a nossa gente, a realização da pratica esportiva como meio da confraternização de nossos jovens e cunhou de maneira permanente a frase - linguagem universal dos povos-!


Foram dias maravilhosos! Os atletas ficaram domiciliados em nossas escolas e recebiam a visita permanente dos nossos munícipes que abriram seus corações e suas casas para receberem os jovens. Restaurantes e praças lotados, ruas movimentadas, comércio ativo e, principalmente, harmonia, dedicação, alegria e acolhimento por parte de nossa gente transformou a festa em exemplo para as demais que se seguiram nos anos seguintes.


Nunca havia acontecido, até então, algo semelhante. E durante muitos anos Presidente Venceslau foi enaltecida pelo evento. Não importa quem foi o campeão e não houve qualquer manifestação ou ocorrencia que pudesse diminuir nossa festa. Pelo contrario ainda nesta semana encontrei um casal amigo, ele daqui, ela de Boituva que se conheceram nos jogos e hoje, 39 anos depois, sessentões, me abraçam ao receberem o primeiro neto fruto do amor que nasceu naqueles jogos; e isto enche meu coração de enorme felicidade.


Portanto, no momento em que, com júbilo, parabenizo nossos atuais atletas pelas medalhas conquistadas reafirmo que os jogos aproximam e confraternizam as pessoas e sem dúvida é - a linguagem universal dos povos-!


(*) O autor é médico e membro da Academia Venceslauense de Letras

Comments


bottom of page