top of page
Buscar

A opinião do outro x sua auto imagem


Quando decidimos fazer uma mudança, ou tomar uma atitude que foge do nosso habitual, surgem muitas dúvidas, questionamentos que nos fazem muitas das vezes querer buscar a opinião alheia. Isso envolve desde a mudanças de hábitos, padrão, a roupa em que vai vestir, tratamentos estéticos ou até mesmo um simples corte de cabelo... Então estou aqui no meu primeiro artigo para o Jornal para conversar sobre até que ponto é saudável "vestir a opinião do outro"?


Vamos falar a verdade. Todas nós queremos ser aceitas, queridas e amadas. Isso é completamente normal. Não há nada demais em ouvir a opinião de uma pessoa que é importante em nossas vidas. O problema surge quando você fica tão focada em agradar o outro que acaba comprometendo a sua felicidade no processo. E isso reflete nas tomadas de decisões do nosso dia a dia, e na autenticidade que deveríamos ter.


Na hora de mudar a cor do cabelo, até mesmo optar por uma cirurgia plástica, lembre-se o porque você sentiu essa necessidade, se é para você se sentir bem ou para agradar ao outro. E além disso, não tem problema nenhum em buscar outras opiniões.


Por isso sempre oriento no meu consultório um equilíbrio entre procedimento estético e a autoestima. Nem sempre o que buscamos mudar na nossa imagem externa realmente precisamos melhorar, então a opinião do outro cai bem, quando vinda com bom senso e de alguém que realmente se preocupe.

Quando alguém sofre de baixa autoestima é comum que a pessoa deixe de enxergar suas qualidades e foque somente nos defeitos. É importante se apreciar e buscar se enxergar com uma visão menos crítica sobre você mesmo.

Geralmente quem respira a opinião do outro evita determinadas situações por causa de sentimentos de insegurança e medo, desistem de seus próprios desejos, a fim de agradar aos outros. Renunciam à sua própria individualidade, a fim de ser apreciada.


Tenha em mente que sempre vão te criticar por alguma coisa, já que é impossível você agradar a todos. E as opiniões dos outros têm a importância que cada um de nós decidimos dar, é importante saber filtrar o que considera útil para a sua vida e o que não deve aproveitar. No final, a única opinião que importa é a sua, afinal, só você sabe o que é bom ou não para a sua vida.


Se capacite, invista em você mesmo, se mime, celebre, faça coisas que você ama, cuide de você, sem você a sua vida não existe.

Comments


bottom of page