top of page
Buscar

Acidentes em academias de ginástica. Saiba como evitar!

Por R7

As academias de musculação são um ótimo lugar para se exercitar e melhorar a saúde. Nos últimos 3 anos, o número de frequentadores aumentou no país. Atuamente, o Brasil possui o 2° maior mercado de fitness do mundo em relação à academia, perdendo apenas para os EUA.


A busca por um estilo de vida mais saudável ficou mais em evidência após a pandemia de COVID-19. As pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde e a incluir a prática de exercícios físicos no dia a dia, o que levou ao aumento de 40% na procura de academias, studios e centros de treinamento físico.


Com esse boom de frequentadores, também acompanhamos o aumento no número de acidentes; afinal, muitos dos usuários são iniciantes na área de treinamento. Por isso, quando a gente pensa em segurança nesse ambiente, todo cuidado é pouco! Até mesmo um peso de 1 quilo pode fazer um “estrago” se cair no pé de algum aluno.


Para não correr riscos, pedir orientações para os instrutores é essencial para que a academia se torne um ambiente seguro e agradável a todos. Além de seguir as instruções dos profissionais de Educação Física que estão ali, vale também observar que muitos equipamentos utilizados nas academias possuem instruções de segurança fixadas para que o usuário possa se orientar quanto ao uso do mesmo. Além dessas instruções, há dispositivos de segurança para que, quando o aluno utilizar o equipamento, ele possa se assegurar de que ele minimize o risco de acidentes ou lesões quando estiver usando o mesmo.


Para você não cometer nenhum erro e também evitar acidentes, o profissional de educação física e persnal trainer, Jones Villavrez, montou esse pequeno manual com orientações quanto ao bom uso da academia:

  • Use trajes adequados para a prática de exercícios físicos;

  • Siga as orientações dos profissionais de Educação Física quanto ao uso de cada equipamento;

  • Antes de utilizar algum equipamento, leia as instruções fixadas nele e verifique se ele possui algum dispositivo de segurança;

  • Ao observar algo de estranho, seja na execução de um exercício ou na iminência de um acidente, ajude a orientar essa pessoa;

  • Exija que ao verificar um equipamento danificado seja feita a manutenção o mais rápido possível a fim de evitar acidentes;

  • Evite distrações no seu treino como usar celulares ou conversar com outras pessoa enquanto executa algum exercício.

Comments


bottom of page