top of page
Buscar

Adolescente americano se torna a primeira pessoa a vencer o game Tetris; vídeo

Com O Globo

Um adolescente americano tornou-se a primeira pessoa a vencer o clássico jogo de computador Tetris, um feito até agora alcançado apenas pela inteligência artificial.


Willis Gibson, um jogador de 13 anos conhecido como “blue scuti”, conseguiu chegar à “tela da morte” da versão do famoso “quebra-cabeça” da Nintendo, enquanto outros jogadores acompanhavam seu progresso online.


“Oh meu Deus!”, Willis gritou repetidamente no final de um vídeo de mais de 40 minutos que ele postou no YouTube esta semana. "Não consigo sentir meus dedos", disse ele, sem fôlego.


Essa emoção contrastou com os 35 minutos de jogo anteriores, nos quais o adolescente de Oklahoma permanece quase imóvel enquanto desliza rapidamente os dedos pelo controle.


“Isso nunca foi feito por um ser humano antes”, disse o presidente do Campeonato Mundial de Tetris Clássico, Vince Clemente, de acordo com o The New York Times. “É basicamente algo que todos pensavam ser impossível até alguns anos atrás.”


Idealizado por um engenheiro de software soviético, Tetris é um jogo simples, mas altamente viciante, no qual os jogadores devem girar e manipular blocos que caem de diferentes formatos para encaixá-los e criar linhas sólidas dentro de uma caixa.


Uma vez formada uma linha (ou duas, três ou quatro), ela desaparece, deixando mais espaço – e tempo – para misturar os próximos blocos.


As peças caem mais rápido à medida que o jogador avança nos níveis, até atingir o nível 29, que por muito tempo se acreditou ser o fim do jogo e o ponto em que as figuras se movem rápido demais para os humanos reagirem.


Há algum tempo, os jogadores sabem que há um ponto em que o código falha e o jogo para, mas apenas um outro computador conseguiu alcançá-lo.


A CEO da Tetris, Maya Rogers, juntou-se às comemorações, dizendo ao portal especializado popsci.com que foi uma conquista apropriada antes do 40º aniversário do videogame em 2024.


“Parabéns ao ‘blue scuti’ por alcançar esta conquista extraordinária, um feito que desafia todos os limites preconcebidos deste jogo lendário”, disse ele em comunicado.



bottom of page