top of page
Buscar

Agosto vermelho: campanha nacional alerta para acidentes com a rede elétrica


A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) em parceria com 39 distribuidoras associada em todo o país, incluindo a Energisa Sul-Sudeste, lançou no calendário nacional o “Agosto Vermelho”: mês de conscientização sobre acidentes com a rede elétrica.  A iniciativa da Abradee faz parte da 17ª Campanha Nacional de Segurança para a prevenção de acidentes elétricos: “Se ligue! Entre a vida e a sorte, escolha viver com segurança”.


Por meio dessa ação, estão sendo realizadas atividades educacionais e de conscientização, fornecendo orientações e dicas relacionadas ao uso seguro da rede elétrica para preservar a nossa vida e a de outras pessoas.


Somente no último ano, foram registrados no Brasil 756 acidentes envolvendo a rede elétrica, dentre esses, 270 foram fatais. O maior número de mortes está relacionado à construção ou manutenção predial, cabo energizado no solo, furto de condutor/equipamento de energia, ligação elétrica clandestina e incidentes com equipamentos e máquinas agrícolas.


Na área de abrangência da Energisa Sul-Sudeste, a concessionária já vem realizando, sistematicamente, ações importantes voltadas para a segurança, como orientações por meio do Projeto Nossa Energia nas escolas e nas comunidades; participação em eventos como festivais de pipas; orientações por meio do programa Guardião da Segurança que promove orientações aos trabalhadores da construção civil para evitar acidentes com a rede elétrica; além de campanhas em veículos de imprensa como rádios, TVs e portais.


Construção civil 


Em se tratando da construção civil, os guardiões da Segurança Equipes da Energisa Sul-Sudeste percorrem canteiros de obras e lojas de materiais para construção, com o intuito de alertar moradores, profissionais da construção civil e contratantes de obras, sobre os riscos nas atividades realizadas próximas à rede elétrica sem os devidos cuidados.

Comments


bottom of page