top of page
Buscar

Apagão nacional deixa cidades sem energia elétrica

Terra

Foto: Poder360


O Distrito Federal e cidades de ao menos 19 estados do Brasil ficaram sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, 15. O Ministério de Minas e Energia (MME), a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.


Segundo a nota oficial, "a interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos. A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível".


Relatos nas redes sociais afirmam que a falta de energia teria começado por volta das 8h20 desta manhã. Segundo internautas, o apagão nacional atingiu o Distrito Federal e os seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás,  Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. 


Em alguns lugares, a luz acabou por cerca de 30 minutos, em outros, menos. No Pará, moradores afirmam que a luz demorou ainda mais para voltar. Há relatos de que o apagão afetou as linhas de metrôs em Belo Horizonte, Salvador, Recife e São Paulo.


Já moradores de Teresina e Belém relataram problemas nos semáforos. Estudantes de várias cidades também usaram as redes sociais para mostrar o transtorno que a falta de luz causou nas escolas. 

bottom of page