top of page
Buscar

Assistência Social de Pres. Venceslau inicia Plantão da Abordagem Social


No último dia 1º, a Prefeitura de Presidente Venceslau iniciou, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, o novo Plantão da Abordagem Social.

Uma equipe da Assistência Social permanecerá de plantão após os finais de tarde, de segunda a sexta, e também aos finais de semana, com o objetivo de ampliar o trabalho e oferecer um atendimento de qualidade aos cidadãos em situação de rua.


Por meio da Abordagem Social, é executada uma busca ativa em ruas, pontos comerciais e demais áreas públicas de Presidente Venceslau para identificar pessoas em situação de rua, que procuram outros munícipes em busca de dinheiro ou comida e apresentam quadro de extrema vulnerabilidade social.


De acordo com a assistente social Heloísa dos Santos, o protocolo da equipe de Abordagem Social é ir até o cidadão que necessita do serviço, colher informações para entender o contexto daquela pessoa e prestar o acolhimento de maneira adequada. “Assim que uma pessoa neste perfil é identificada no município, é feito o contato com a família para entender o que aconteceu e tentar uma reaproximação. Muitas vezes, é necessário o encaminhamento para a saúde, para atendimento junto ao Pronto-Socorro, Centro de Atenção Psicossocial (Caps) ou clínicas de reabilitação. Também oferecemos espaço para essas pessoas se abrigarem durante a noite, quando necessário, ou passagem de ônibus para que esse cidadão possa voltar para sua cidade de origem”, informou.


“Por meio desse serviço, conseguimos identificar pessoas que estavam perdidas da família há anos. Conseguimos localizar familiares em outros estados para poder encaminhar o cidadão que estava perdido”, complementou.


Segundo Júlio César da Silva, secretário municipal de Assistência Social, o trabalho acontece de maneira efetiva e estruturada desde outubro de 2022. “O que acontecerá a partir deste mês é a extensão desse atendimento, em razão do aumento de casos em horário posterior ao final da tarde. Recebemos muitas chamadas e identificamos a necessidade de reestruturar o serviço, tendo um canal e uma equipe pronta para oferecer o atendimento”, comentou.


Além de Heloísa, Solange Camargo e Carlos Humberto Gemmo integram a equipe do Plantão de Abordagem Social.


Serviço


A equipe do Plantão da Abordagem Social pode ser acionada por qualquer munícipe pelo telefone (18) 99821-8580. A colaboração é importante para que o serviço seja prestado ao cidadão que necessita o mais rápido possível.

(Com Assessoria)

Comentarios


bottom of page