top of page
Buscar

Até quando vai a onda de calor em SP e nos outros Estados afetados?

Com Terra

Foto: Werther Santana/Estadão / Estadão


A onda de calor que tem elevado os termômetros e feito cidades baterem recordes de temperatura para março neste fim do verão, principalmente no Centro-Sul, só deve deixar o País no outono. Segundo a empresa de meteorologia Climatempo, a previsão é de que ela se estenda até a quarta-feira, 20, ou seja, no início da nova estação. Em algumas capitais, pode até haver queda brusca de temperatura.


Ondas de calor são geradas por bloqueios atmosféricos causados por grandes sistemas de alta pressão atmosférica, segundo a definição da Climatempo. A consequência disso são dias seguidos com temperaturas de até 5°C acima da média, o que coloca a saúde humana em risco.


A onda de calor vivenciada no País está na sua segunda parte. Isso porque o centro de alta pressão atmosférica tem se movido gradualmente.


Paulistanos contam estratégias para enfrentar a onda de calor


"Nos últimos anos, estamos sentindo que o calor está mais intenso mesmo. Dentro de casa, sempre com janelas abertas, ou, quando está muito calor, fechamos tudo e ficamos no ar-condicionado", afirma o empresário Carlos Mansur, de 37 anos.


Para fugir um pouco da monotonia de casa, mas sem derreter, a família dele gosta de ir a parques, mas ele conta que um passeio no shopping também é uma opção. Neste domingo, 17, foi ao Parque da Independência, na zona sul, para brincar com as filhas Julia, de 2 anos, e Vivian, de 3 meses, junto à esposa Suzana. "Tem as fontes de água que dá pra brincar com crianças, e uma feira ao lado com diversas opções de comida e bebida", afirma sobre a escolha.


Os parques também costumam ser o refúgio da família do chefe de cozinha Ed Aldrwin Canholi dos Santos, de 54 anos, morador da zona sul. Neste domingo, 17, a escolha foi pelo Independência, na companhia da esposa Alessandra Mingues Moreira Canholi, 44, da filha Maria Eduarda, 10, e do cãozinho Darwin."A fonte do parque é uma opção incrível para amenizar o calor", diz.

Comments


bottom of page