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Ator e cineasta percorre escolas de PV em projeto que estimula escrita e leitura

Atualizado: 14 de ago. de 2023


A promulgação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) permitiu uma mudança de rota das perspectivas de compreensão dos alunos para as relações humanas da aprendizagem.


Assim, o ator e diretor de teatro e cinema, também escritor, com cinco livros já publicados - Vicentini Gomes -, com raízes em Presidente Prudente, tendo por base a comunicação, o pensamento crítico científico e criativo, lançou o projeto “Aprender brincando”, no qual, segundo ele, permitirá aos professores uma proposta leve, divertida e científica para ensinar seus alunos.


Por já ter atuado em 28 telenovelas, entre as quais, “Cúmplices de um resgate”, em exibição na Netflix e no SBT, “Um só coração”, em exibição na GloboPlay, e “Avenida Brasil’, novela que foi destaque na TV Globo, além de diversos filmes históricos e de ficção, entre eles, “Doutor Hipóteses”, onde ganhou 16 prêmios como melhor ator protagonista em festivais de cinema na América, Europa, Ásia e Oceania, sem contar peças teatrais de grande sucesso no Brasil e no exterior, no trabalho que desenvolve, através de palestra a partir do projeto “Aprender brincando”, Vicentini relata que professores e alunos que tiveram a oportunidade de conferir sua pertormance não perdem nenhum detalhe de toda a explanação do conteúdo que apresenta nas escolas e colégios por onde passou e passa.


Segundo ele, a palestra foi elaborada para que os educadores abordem com seus alunos muitas outras temáticas exigidas pela BNCC, indiferente da idade, adequando o desenvolvimento e ações pedagógicas significativas aos alunos.


Com suas séries de palestras, Vicentini Gomez vem percorrendo escolas particulares e públicas em vários municípios brasileiros, onde conversa com alunos e professores de maneira descontraída e engraçada.


Conforme explica, a palestra tem por finalidade estimular o processo criativo dos alunos e professores, que poderá ser estendido para produções cinematográficas e teatrais, com duração de 90 minutos, mais meia hora de debates, com perguntas e respostas.


Além disso, o trabalho que desenvolve através do projeto “Aprender brincando” visa “sensibilizar o desenvolvimento dos processos de aprendizagem e partilha para os alunos, com ações de atividades cidadãs sustentáveis em seus territórios e para serem, eles mesmos, os alunos, com a coordenação dos educadores, formadores de outras lideranças jovens através da literatura e da arte”.


“O desenvolvimento desta habilidade consolida algo que já estava previsto nos antigos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), e que se solidifica no texto da BNCC. A palestra desenvolve ações que reconhece que a aprendizagem das características discursivas e das ações de fala e escuta ocorre por meio do uso, da interação com o outro”, diz, ao citar os anos iniciais do Ensino Fundamental e Médio, bem como as propostas curriculares de desenvolvimento e aprofundamento das experiências iniciadas na Educação Infantil e na família.


Assim, através do conteúdo proposto na palestra, Vicentini cita a entrega de estratégias para que os professores promovam discussões com intencionalidade para além da tradicional roda de conversa, mas, sim, na interpretação para a criação de histórias, encenação e possibilidades criativas.


Na segunda-feira, 07 acompanhado de João Pedro da Paz, Vicentini esteve em Presidente Venceslau, onde percorreu unidades escolares para apresentação do seu projeto. O ator e cineasta esteve ainda na redação do Tribuna Livre - foto, onde foi recebido pelo editor e jornalista responsável do jornal, Jamil T. Challouts.

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