top of page
Buscar

Bolsonaro é internado hoje (11) para nova cirurgia


O ex-presidente Jair Bolsonaro, com 68 anos de idade, está programado para ser internado nesta segunda-feira (11) em São Paulo, onde passará por cirurgias de correção de alças intestinais e desvio de septo no dia 12.


A informação foi confirmada por Fabio Wajngarten, assessor e advogado de Bolsonaro, em comunicado à imprensa.


As cirurgias serão conduzidas por Antônio Macedo, médico particular de Bolsonaro, o mesmo profissional que o operou após o atentado a faca que ocorreu em setembro de 2018, durante a campanha eleitoral.


O motivo principal para as intervenções cirúrgicas é a suboclusão intestinal que Bolsonaro enfrenta como resultado do ataque à faca que sofreu.


Suboclusão refere-se a uma obstrução parcial, ou seja, uma interrupção incompleta do fluxo no tubo digestivo, impedindo a passagem adequada de alimentos e secreções digestivas.


Já a cirurgia de desvio de septo é um procedimento médico realizado para corrigir uma condição em que o septo nasal, a parede que separa as duas passagens nasais, está desviado ou torto, obstruindo parcial ou completamente o fluxo de ar nas vias respiratórias.


Durante a cirurgia, o cirurgião reposiciona ou remove o excesso de cartilagem e osso do septo nasal, permitindo que as vias respiratórias fiquem mais alinhadas e facilitando a respiração.


Essa intervenção é frequentemente realizada para tratar problemas respiratórios, como dificuldade em respirar pelo nariz, ronco, apneia do sono e sinusite crônica, proporcionando alívio aos pacientes e melhorando sua qualidade de vida.


Desde o atentado que ocorreu em um evento de campanha nas eleições presidenciais de 2018, na cidade de Juiz de Fora (MG), Bolsonaro enfrentou várias internações hospitalares. Durante esse período, o ex-presidente passou por oito cirurgias e também foi diagnosticado com COVID-19.

Comentários


bottom of page