top of page
Buscar

Busto do Major Olímpio é descerrado em cerimônia defronte a Câmara de PV


Nesta sexta-feira, 11, amigos, companheiros de fardas, políticos, convidados e familiares participaram de cerimônia para descerramento do busto do Major Olímpio. Entre as presenças estavam a mãe de Olímpio, dona Alaíde que, em determinados momentos, não conseguiu conter a emoção pela homenagem dedicada a seu filho, que morreu no final de 2021, vítima da Covid-19, quando exercia mandado de Senador da República por São Paulo.


A iniciativa de erguer o busto partiu do Coronel Tadeu, quando exercia o mandato de deputado federal. O Coronel Tadeu, que não quis usar a palavra durante o cerimonial, era muito ligado ao Major Olímpio.


Em parceria com a Câmara de Presidente Venceslau, o busto foi confeccionado a pedido do Coronel da Tadeu e fixado defronte ao prédio da casa leis venceslauense. A Câmara precisou pedir autorização para o Governo de São Paulo, visto que o imóvel utilizado pelo legislativo pertence ao Estado. Inclusive, a Câmara de Presidente Venceslau já encaminhou pedido para que o imóvel seja integrado ao patrimônio do município.


Colegas da turma de 1982 do Major Olímpio na Academia de Polícia Barro Branco também estiveram presentes na cerimônia, assim como alguns oficiais que não fizeram parte da turma, como o Coronel Geraldo Bernardinelli, o primeiro a usar a palavra na homenagem.


Bernardinelli fez questão de agradecer a Câmara de Presidente Venceslau pelo "eterno reconhecimento", citando ainda todas as qualidades na vida pública e militar do Major Olímpio.


O presidente da Câmara de Presidente Venceslau, Márcio Francisco de Oliveira, também se pronunciou. Fez um breve relato sobre passagens vivenciadas por Olímpio desde a juventude em Presidente Venceslau; como defensor da Polícia Militar e forças de segurança; atuação na assembleia legislativa; na Câmara Federal, até se tornar Senador; e a morte prematura. "O Olímpio é exemplo de homem honrado e que é possível acreditar em pessoas de boa vontade", disse Márcio.


O prefeito de Presidente Prudente, Ed Thomaz, também usou a palavra e, se dirigindo a mãe do Major Olímpio, foi afetuoso na sua fala por ela ter gerado um filho que é exemplo para todos os brasileiros. "Tive o Major Olímpio como irmão e ele sempre fui muito especial na minha vida", afirmou. "Não era polêmico, mas autêntico. Era aliado, mas não alienado", completou.


A prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches, em breves palavras, lembrou que, mesmo não tendo convivido com Olímpio na vida pública, teve uma convivência familiar com os pais do Major, como vizinhos. Citou-o com exemplo de homem, sua coragem e autenticidade na vida pública. Ao final da sua fala, a prefeita pediu uma salva de palmas ao eterno Sérgio Olímpio Gomes, ilustre venceslauense.


Kommentare


bottom of page