top of page
Buscar

Cacau e saúde cardiovascular

Estudos mostram que o consumo de cacau ou chocolate rico em flavonóides se associa a menor mortalidade total e cardiovascular, à redução da proteína C reativa sérica,  melhora do bem-estar psicológico, menor risco de diabetes, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.


Em um estudo feito com 470 homens holandeses livres de doenças cardiovasculares e diabetes da coorte Zutphen Elderly Study, foi demonstrado que aqueles que consumiam cacau tinham a pressão sistólica e diastólica mais baixas. Aqueles no tercil mais alto de ingestão de cacau em comparação com aqueles no tercil mais baixo tiveram taxas 50% menores de mortalidade por todas as causas e doenças cardiovasculares.


Os indivíduos do tercil mais alto consumiram mais de 2,30 gramas de cacau por dia, enquanto os do tercil mais baixo consumiram menos de 0,36 gramas /dia. Outro estudo mostrou que indivíduos que consumiam 20 gramas de chocolate amargo diariamente tiveram as menores concentrações de proteína C reativa, demonstrando a ação anti-inflamatória dos flavonóides do cacau.


Que tal incluir uma colher de chá de cacau em pó, uma colher de sopa de nibs de cacau ou 20 gramas de chocolate amargo diariamente na sua alimentação para melhora da saúde cardiovascular?


Comentários


bottom of page