top of page
Buscar

Carvoaria clandestina é fechada em Duque de Caxias; 8 fornos são destruídos

Com G1

Carvoaria clandestina é fechada em Duque de Caxias — Foto: Reprodução/ TV Globo


Uma carvoaria clandestina foi fechada, na manhã desta terça-feira (20), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, durante uma operação da Polícia Civil e da Secretaria Estadual do Ambiente. As carvoeiras funcionavam de forma irregular em áreas degradadas.


No momento da operação, a fiscalização flagrou a atividade ilegal. Eram 8 fornos, cinco deles acessos e queimando madeira retirada ilegalmente para fazer carvão.

No local, os agentes também encontraram madeiras, provavelmente nativa da região que fica entre os bairros de Xerém e Amapá, em Duque de Caxias. O terreno desmatado fica cercado por mata.


A operação aconteceu após uma denúncia anônima. Após três semanas de monitoramento, os fiscais conseguiram determinar o horário de funcionamento e o local exato da carvoaria.


Quatro trabalhadores da carvoaria e uma cozinheira foram flagrados em atividade. Eles não usavam nenhum tipo de equipamento de proteção e nem tinham garantidos os direitos trabalhistas.


A única estrutura além dos fornos era uma casa, usada de ponto de apoio pelos trabalhadores.


Os funcionários foram levados para a Delegacia de Meio Ambiente para prestar depoimento e todos os fornos serão destruídos. A polícia tenta identificar o dono da carvoaria ilegal.


A reportagem tentou contato com o responsável pela carvoaria, mas ele não atendeu as ligações.

Comments


bottom of page