Nesta segunda-feira (9), vazão atingiu 6,3 milhões de litros por segundo, enquanto fluxo normal é de 1,5 milhão. - Por G1
As Cataratas do Iguaçu registram aumento na vazão nesta segunda-feira (9) devido às chuvas intensas registradas no Paraná ao longo do leito do Rio Iguaçu, que banha as quedas.
A vazão normal é de 1,5 milhão de litros de água por segundo. Às 12h desta segunda, o fluxo era de 6,4 milhões de litros por segundo.
Segundo a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que faz a medição, a vazão pode aumentar ainda mais mais nas próximas horas. A vazão é a quantidade de água que flui por um canal em determinado período de tempo. Além do fluxo nas cataratas, a Copel monitora, hora a hora, outros pontos do leito do rio.
O Rio Iguaçu nasce em Curitiba e segue no sentido leste oeste desaguando em Foz do Iguaçu, na divisa do Brasil com Argentina e Paraguai. Visitações Conforme a assessoria da margem brasileira das quedas, a passarela próxima às Cataratas do Iguaçu está aberta para a visitação, sem alterações, mesmo com o aumento do fluxo.
No lado argentino, devido ao aumento da vazão, a passarela que dá acesso à Garganta do Diabo foi fechada ainda no domingo (8).
A assessoria da margem argentina das quedas informou que os demais passeios, os chamados circuitos inferior e superior, bem como a Trilha Verde e o Trem Ecológico da Selva, continuam funcionando normalmente.
Comments