As eleições municipais serão realizadas em outubro de 2024. As datas exatas ainda não foram definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém, o primeiro turno sempre é marcado para o primeiro domingo de outubro, que será dia 6. Já o segundo turno, acontece no último domingo do mês, que será dia 27.
Faltando pouco mais de 14 meses para o pleito, a movimentação política em Presidente Venceslau dá os primeiros sinais para as candidaturas aos cargos majoritários.
É certo que a prefeita Bárbara Vilches, que deixou o PV (Partido Verde) e ingressou no PP (Partido Progressista), será candidata à reeleição. O nome do seu vice, conforme os bastidores políticos, deverá ser o vereador João Cola (PSDB).
A prefeita deverá ter um bloco de apoio maior em relação a sua eleição em 2020. Em plena pandemia de Covid-19, Bárbara disputou a eleição passada concorrendo com outros sete candidatos. À época, o PV, partido que abriu as portas para a prefeita, não fez coligação e saiu sozinho para a disputa.
Agora no cargo para sua reeleição, Bárbara poderá receber apoio de outros partidos, entre os quais, o PSDB e o União Brasil, principalmente.
Em relação aos candidatos da oposição, a informação que corre nos bastidores políticos é a possibilidade de o ex-prefeito Jorge Duran, filiado ao PSD, tentar novo mandato. Neste caso, Duran receberia apoio de um grupo político que está se formando e que tem se manifestado nas redes sociais contrário à gestão de Bárbara Vilches.
O Tribuna Livre apurou que, caso Duran seja mesmo candidato para concorrer com Bárbara, seu vice desta feita não deverá ser o ex-prefeito Osvaldo Melo, do PT. O próprio Osvaldo disse ao jornal que a orientação da Executiva Nacional do PT é que haja candidatura própria em 2024.
Melo estaria também contrariado com Duran, mesmo sendo vice por duas ocasiões do ex-prefeito, pois não recebeu apoio no pleito de 2020 quando tentou voltar à Prefeitura.
Sendo assim, diferente de 2020, o pleito em 2024 não deverá reunir mais que três candidatos a prefeito. Sabe-se que a ideia do grupo oposicionista que está sendo formado é lançar apenas um único nome para concorrer com Bárbara. E este nome seria do ex-prefeito Duran. Resta saber como vão se comportar os pretensos candidatos que não quiserem aderir ao grupo oposicionista.
Comments