top of page
Buscar

CESP lança plano sobre operação da usina durante o período de chuvas

Com Assessoria CESP

A Companhia Energética de São Paulo (CESP) iniciou a campanha de conscientização sobre a operação da UHE Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) no rio Paraná durante o chamado ‘período úmido’, iniciado em novembro e que se estende até abril de 2024. O Plano das Águas 2023/2024 visa informar sobre o funcionamento do sistema interligado nacional de produção de energia, controle da vazão defluente da usina e segurança da barragem, assim como as estratégias para cuidado com os peixes nesse intervalo. A campanha também busca orientar e sensibilizar a população sobre a ocupação das Áreas de Preservação Permanente (APP) às margens do rio, locais sujeitos a inundações no decorrer desses meses.


Serão duas frentes de atuação simultâneas durante a campanha: interlocução com as Defesas Civis dos municípios e comunicação com a população. Esta última será feita, principalmente, por meio do canal Diálogo Aberto pelo WhatsApp, com a divulgação periódica de informativos, o Boletim das Águas, que trarão previsões sobre a vazão defluente (água liberada pela usina) praticada e uma projeção para os dias seguintes, segundo determinações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que coordena a rede de geradores de energia em todo o país.


Canais de comunicação

Para receber o Boletim das Águas e outras informações sobre a UHE Porto Primavera, basta enviar uma mensagem ao canal Diálogo Aberto (11 93032-6699) informando o nome, município e solicitando cadastramento na lista de transmissão da empresa. O canal de comunicação pelo WhatsApp opera de segunda a sexta, em horário comercial. A CESP também mantém o canal Telecheia, pelo telefone: (19) 3794-3203, para informações sobre vazão da usina em tempo real.

bottom of page