top of page
Buscar

Coenzima Q10

A Coenzima Q10 (CoQ10) é um composto produzido endogenamente e encontrado em todas as células humanas, mas se concentra principalmente no coração, fígado e rins. Dentro das mitocôndrias, ela desempenha um papel substancial na produção de energia, atuando no transporte de elétrons e produção de energia. Fora das mitocôndrias, atua como um excelente antioxidante, sequestrando os radicais livres e trabalhando sinergicamente com outros antioxidantes, como a vitamina E.


A contribuição da dieta é limitada, tornando a produção endógena a principal fonte de Coenzima Q10 encontrada no organismo. Amplamente utilizada como um suplemento, a CoQ10 ganhou atenção por seu possível uso terapêutico na minimização de complicações advindas de certas doenças metabólicas, principalmente doenças cardiovasculares, diabetes, doenças neurodegenerativas e câncer. Seus efeitos positivos se devem à melhora da capacidade de produção energética mitocondrial e suporte antioxidante. Pesquisas sugerem efeitos benéficos da suplementação de Coenzima Q10 em indivíduos sob estatina.


De forma irrisória, as principais fontes alimentares de Coenzima Q10 são a sardinha, brócolis, castanhas, carnes e vísceras. A suplementação pode ser encontrada na forma de Ubiquinona e Ubiquinol.


A sua produção endógena tende a diminuir com a idade. Logo, idosos e portadores de sintomas associados às mitocondriopatias, como convulsões, enxaquecas, intolerância ao exercício, neuropatia periférica, arritmia cardíaca e fadiga crônica podem se beneficiar com a suplementação com Coenzima Q10.


Comments


bottom of page