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Colesterol e menopausa: qual a relação?



A menopausa é um momento importante e transformador na vida de uma mulher, pois marca o fim da fase fértil e o início de uma nova fase da vida. Além disso, também está associada a várias mudanças no corpo, incluindo o aumento do colesterol. O colesterol é um tipo de lipídio presente em todas as células do corpo e é essencial para a formação de hormônios, vitamina D e outras substâncias importantes. No entanto, quando seu nível no sangue fica muito elevado, pode aumentar o risco de doenças cardíacas, como aterosclerose e infarto do miocárdio. De acordo com um estudo recente (MICHOS, 2023), há uma relação direta entre a menopausa e o aumento do colesterol. Durante a menopausa, os níveis de estrogênio diminuem, o que pode levar a um aumento dos níveis de LDL (mau colesterol) e uma diminuição dos níveis de HDL (bom colesterol). Vale lembrar que o LDL é responsável por transportar o colesterol e outras gorduras do fígado para o resto do corpo, enquanto o HDL ajuda a remover o excesso de colesterol do sangue. Quando o nível de LDL está alto e o de HDL está baixo, o colesterol se acumula nas artérias, causando danos e diminuindo a elasticidade das mesmas. Portanto, é importante que as mulheres que estão passando pela menopausa (ou que já passaram) fiquem atentas aos seus níveis de colesterol e adotem hábitos saudáveis para controlá-lo. Isso inclui fazer exercícios físicos regularmente, manter uma dieta saudável e equilibrada, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarros e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico. Além disso, o acompanhamento com um nutricionista pode ser extremamente útil para ajudar as mulheres a controlar seu colesterol e garantir uma vida mais saudável e equilibrada. Referência Bibliográfica: MICHOS, Erin D., et al. Menopausal Estrogen Therapy and Cardiovascular Disease Risk: An Update. La Revue canadienne de cardiologie, [s.l.], p.1-8, 2023. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8471224/>. Acesso em: 14 jul. 2023.


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