top of page
Buscar

Com o Provão Paulista, USP muda forma de ingresso para alunos de escola pública

Atualizado: 3 de ago. de 2023

Universidade continua reservando 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos da rede pública - Com R7

O Conselho Universitário da USP aprovou a tabela de vagas dos cursos de graduação da Universidade de São Paulo para o vestibular de 2024. A partir do próximo ano, a instituição terá três formas de ingresso para os novos estudantes: o vestibular da Fuvest, o Enem USP e o Provão Paulista. O número total de vagas oferecidas continua sendo de 11.147.


O Provão será uma forma de avaliação seriada aplicada pela Secretaria Estadual de Educação nos estudantes dos três anos do ensino médio das escolas públicas estaduais.


Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes pretos, pardos e indígenas da rede pública. Clique aqui e veja a tabela de vagas do Provão.

“Com a implementação do Provão Paulista, estamos dando mais oportunidades para os meninos e as meninas da educação pública, conhecendo um pouco mais do seu desempenho durante o ensino médio e, assim, poderemos propor aprimoramentos. Não adianta ficarmos apenas criticando a qualidade do ensino. Agora, somos corresponsáveis por essa melhoria”, afirma o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.


“Neste ano, teremos acesso a 1,2 milhão de alunos do ensino médio, e poderemos mostrar a esses estudantes que a USP é uma universidade pública, gratuita e de excelência e que eles têm a possibilidade real de ingressar aqui”, complementa. Total de vagas do Provão: 1.500 Escola pública em geral: 942 Pretos, pardos e indígenas vindos de escola pública: 558 Além da USP, a avaliação dará acesso a cursos superiores da Unicamp, da Unesp, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza já para o ano letivo de 2024.


A nova avaliação começará a ser aplicada em novembro, com questões de múltipla escolha e redação. O acesso às vagas nas universidades será obtido pela nota acumulada pelos alunos. Neste ano, será considerada apenas a nota dos alunos no último ano; no ano que vem, será considerada a média das notas nos dois anos anteriores; e, a partir de 2025, serão considerados os resultados nas provas aplicadas ao longo das três séries.

Comments


bottom of page