top of page
Buscar

Com sete câmeras previstas, Prudentão é adaptado para receber VAR pela primeira vez

Atualizado: 25 de set. de 2023

Véspera de Grêmio Prudente x São José é destinada à instalação do árbitro de vídeo no estádio - G1 PRUDENTE



A estreia do Prudentão no universo do árbitro de vídeo é neste sábado (23), às 16h, no jogo entre Grêmio Prudente e São José, pela semifinal da Copa Paulista. A sexta-feira (22) foi voltada à adaptação do estádio para receber o recurso.


O clube prudentino precisou viabilizar a parte da infraestrutura e fez isso por meio da contratação de uma empresa terceirizada. Os equipamentos são da Federação Paulista de Futebol (FPF). A previsão é que sete câmeras sejam utilizadas para ajudar o árbitro principal.


Uma das câmeras ficará no alto do setor Verde B, perto da divisão com as cadeiras cativas, nas proximidades do local destinado à comercialização de bebidas e alimentos. No campo, a cabine onde o árbitro pode verificar lances duvidosos está montada. O monitor, inclusive, passou por testes nesta sexta. Já a central do árbitro de vídeo foi instalada em uma sala entre os vestiários.


– Era uma sala de imprensa, tivemos que adaptá-la para o VAR. A gente teve que climatizar a sala, puxar pontos de energia, rampa de acesso. Também há um gerador, à parte, só para o VAR. Houve bastante trabalho – disse o supervisor de futebol do Grêmio Prudente, Henrique Keiti.


O espaço utilizado pela imprensa agora é tomado por monitores, computadores e equipamentos de áudio e vídeo. O VAR que está no Prudentão é o mesmo usado em grandes campeonatos, como o Brasileirão. A principal diferença é relação à quantidade de câmeras. Competições maiores chegam a contar com até 50 câmeras.


Comentários


bottom of page