top of page
Buscar

Comer castanha e linhaça não vai te fornecer Omega 3


O ômega 3 um ácido graxo (poli-insaturado) essencial, ou seja, nosso corpo não consegue produzir, sendo necessário o consumo pela dieta.


✅ Os ômega-3 são, na verdade, uma FAMÍLIA. Logo, há vários tipos deles e, por meio de enzimas Elongases e Dessaturases, eles acabam se convertendo uns aos outros...


Os principais representantes dessa família são o Ácido Eicosapentaenóico (EPA) e o Ácido Docosahexaenoico (DHA). O principal mecanismo dessas substâncias é o EFEITO ANTI-INFLAMATÓRIO que elas podem exercer, sendo importante na melhora do perfil lipídico (reduzindo triglicerídeos) e, consequentemente, na saúde cardiovascular como um todo!


Entretanto, nas dietas ocidentais (ricas em açúcar refinado e gorduras saturadas e trans), o consumo dessas gorduras é extremamente baixo. Sendo assim, é necessário se atentar ao consumo de fontes de EPA e DHA.

MAS DE ONDE VEM ESSE "ΕΡΑ" E "DHA"?


Imagine eles como "filhos" de uma gordura específica, O ácido linolênico (ALA).Quando o "ALA" está dentro de sementes (linhaça, chia) e castanhas, infelizmente, ele está INFERTIL, e não consegue parir os seus bebês "EPA" e "DHA" (leia-se: não há as enzimas necessárias para a conversão)

E ONDE ELE ESTÁ FÉRTIL?


Alguns peixes se alimentaram de algas marinhas ricas em ALA e conseguem converter ALA em EPA e DHA. Por isso, os peixes são, em geral, ótimas fontes de EPA e DHA. Quem não gosta ou não pode consumir peixe, pode utilizar o suplemento com ÓLEO DE ΡΕΙΧΕ. Indivíduos veganos podem consumir o "ômega-3 vegano", que nada mais é do que a suplementação dessas algas.


As principais fontes desses ácidos graxos são os PEIXES, mas também podemos obter boas quantidades por meio de cápsulas contendo ÓLEO DE PEIXE.


Comments


bottom of page