top of page
Buscar

Conrado Corsalette lança hoje em PV livro que conta história recente do Brasil


O jornalista e cofundador/editor do Jornal Nexo, Conrado Corsalette, estará neste sábado, 15, em Presidente Venceslau, para o lançamento na cidade do seu livro - “Uma crise chamada Brasil - A queda da Nova República e a erupção da extrema direita”.


A partir das 19h, Conrado estará no Casa Blanca Music Bar autografando o livro, já lançado na Capital, em maio último.


Conrado, nascido no vizinho município de Santo Anastácio, viveu em Presidente Venceslau na infância e juventude. É formado em jornalismo pela Cásper Líbero. Antes de fundar o Jornal Nexo, foi editor de política em “O Estado de São Paulo”, editor-adjunto de cotidiano na “Folha de S.Paulo”, repórter nos dois jornais e também no “Agora São Paulo”, entre outras atividades profissionais.


O livro a ser lançado hoje em Presidente Venceslau remonta o cenário político recente do Brasil, entre 2013 e 2023, ao resgatar e analisar fatos a partir do movimento denominado “Jornadas de Junho”, em 2013, à invasão dos Três Poderes, em 08 de janeiro último.


Nesse contexto, o autor se debruça sobre um dos momentos mais estarrecedores e conturbados da política brasileira que evidenciou a quebra da Nova República e fez ressurgir a extrema direita no país.


O livro reúne 53 entrevistas com pesquisadores, políticos, juízes, ativistas e jornalistas, feitas em parceria com Malu Delgado e colaboração de Beatriz Gatti. Conforme o autor, são avaliações e interpretações que ajudam o leitor a entender as conexões entre fatores econômicos, políticos e sociais que levaram a essa crise chamada Brasil.


Ao destrinchar o perfil das manifestações de rua, via MBL, Movimento vem pra rua, por exemplo, o autor expõe também os desacertos jurídicos e atropelos da Operação Lava Jato. Também narra, de forma crítica e equilibrada, os fatos que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff, às investidas militares na política, à crescente influência evangélica nas eleições e à degradação do debate público, impactado por uma revolução digital que mudou não só as relações interpessoais, mas também a dinâmica da disputa de poder.


Ao enfocar em sua narrativa o ritmo alucinante dos tempos recentes, levando em conta múltiplos pontos de vista e, apesar de parecer improvável, o livro de Conrado de reveste de um registro histórico bem contextualizado que não adota um tom pessimista. Muito mais próximo da observação aguçada de um ciclo que se encerra, o livro aponta para a necessidade do fortalecimento de dois princípios que foram desprezados: a democracia e o diálogo.


Serviço


O Casa Blanca Music Bar (ex-Buteco do Carioca) fica na rua General Osório, 59.


bottom of page