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Dúvida de consumidores sobre prestação de serviços

Por Assessoria/Procon Presidente Venceslau

Como o consumidor deve proceder quando o serviço contratado não for realizado?


Código de Defesa do Consumidor estabelece como sendo direito do consumidor:

  • exigir cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

  • aceitar prestação de serviço equivalente;

  • rescindir o contrato, com direito à restituição de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

O consumidor deverá protocolar, por escrito, a solicitação do cumprimento do contrato ou o seu cancelamento. Se o pedido formulado não for suficiente para resolver a questão, essa poderá ser encaminhada para apreciação dos órgãos de defesa do consumidor de sua cidade, Juizados Especiais Cíveis ou Justiça Comum.

Se houver indícios de prática delituosa é recomendável procurar a Delegacia de Polícia do bairro para elaboração de um boletim de ocorrência, visando preservação de seus direitos.


Essas dúvidas e outras informações estão disponíveis no site: www.procon.sp.gov.br/espaco-consumidor.

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