top of page
Buscar

Defesa Civil alerta para possibilidade de temperatura máxima de 44ºC na região

Atualizado: 14 de nov. de 2023

Confira como fica a previsão do tempo para o Oeste Paulista até a sexta-feira (17). g1 Prudente

Temperatura pode atingir 44ºC nesta semana na região de Presidente Prudente (SP) — Foto: Bárbara Munhoz/g1


O Boletim Meteorológico elaborado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta que a temperatura máxima poderá chegar a 44ºC na região de Presidente Prudente (SP) na próxima sexta-feira (17).


A previsão do tempo para cinco dias desta semana no Oeste Paulista é a seguinte:

  • Segunda-feira (13): temperaturas entre 26ºC e 40ºC e possibilidade de pancadas de chuva; nível verde: observação;

  • Terça-feira (14): temperaturas entre 26ºC e 40ºC e possibilidade de pancadas de chuva; nível amarelo: atenção;

  • Quarta-feira (15): temperaturas entre 24ºC e 39ºC e possibilidade de pancadas de chuva; nível amarelo: atenção;

  • Quinta-feira (16): temperaturas entre 24ºC e 41ºC e possibilidade de céu nublado; nível verde: observação; e

  • Sexta-feira (17): temperaturas entre 25ºC e 44ºC e possibilidade de chuvas rápidas; nível amarelo: atenção.

De acordo com o boletim assinado pelo meteorologista William Yasuo Minhoto, pelo 3º sargento da Polícia Militar José Roberto Pereira Nepomuceno, chefe de equipe, e pelo capitão da Polícia Militar Felipe Carmelo Torres Zaupa, diretor do Núcleo de Gerenciamento de Emergência (NGE), para esta segunda-feira (13), a maior parte do dia continuará sendo estável e sem risco para precipitações. O sol predominará entre poucas nuvens, o que garantirá sensação de intenso calor e abafado. Novamente há condições para que as temperaturas cheguem próximo aos 40°C em grande parte do Estado. Além disso, no decorrer do período da tarde, a soma do calor com a umidade criará condições para pancadas de chuva isoladas na faixa leste.


Já na terça-feira (14) e na quarta-feira (15), a aproximação de uma frente fria criará condições para pancadas de chuva isoladas, seguidas por raios e vento. Não há expectativa para acumulados significativos, porém, como haverá momentos de tempestade, a Defesa Civil recomenda atenção em áreas mais vulneráveis.


Já na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17), um sistema meteorológico no sul do Brasil criará condições para mais precipitações, mais generalizadas. Mesmo com esses sistemas, não há condição para que as temperaturas caiam e a sensação será de calor e abafado.


Umidade em declínio

Ainda de acordo com a meteorologista Jéssica Cristina Gabriel da Silva, da Defesa Civil, o dia será marcado, nesta segunda-feira (13), por sol entre poucas nuvens, temperaturas em elevação e sensação de calor intenso em todo o Estado de São Paulo.


A umidade relativa do ar tende a entrar em declínio, atingindo níveis críticos à tarde, principalmente no interior paulista.


Ela recomenda atenção com as pessoas mais vulneráveis e com os animais, e alerta para consumir bastante água, se manter hidratado, fazer uso do filtro solar e não colocar fogo na vegetação. Haverá condições para pancadas de chuva isoladas, podendo vir acompanhadas de raios e ventos.


Os modelos meteorológicos não indicam risco para acumulados elevados, porém, segundo a meteorologista, recomenda-se atenção às áreas mais vulneráveis.

Recomendações

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Presidente Prudente apresenta uma lista de recomendações e alerta que é fundamental se proteger do calor e manter-se hidratado em dias de temperaturas muito altas. Confira:

  • Beba bastante água e não a substitua por bebidas alcoólicas.

  • Faça refeições leves e frias mais vezes ao dia.

  • Mantenha a sua casa fresca, com janelas abertas.

  • Tome banhos mais frios.

  • Prefira ambientes arejados e evite aglomerações.

  • Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar.

  • Use soro fisiológico nos olhos e nas narinas.

  • Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de raios ultravioletas (UV), das 11h às 17h.



Kommentare


bottom of page