top of page
Buscar

Design oficial da tocha olímpica de Paris 2024 é divulgado; confira

Inspirada nas águas do Rio Sena, a peça é assinada por Mathieu Lehanneur e carrega mensagem de paz e união entre os povos - R7

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris divulgou nesta terça-feira (25) o design oficial da tocha, que passará por 65 territórios até chegar à capital francesa, palco do evento. A peça foi criada pelo designer francês Mathieu Lehanneur, que destacou que ela foi criada com base em três pilares: igualdade, água (Paris) e paz.


Perfeitamente simétrica, o pilar da igualdade busca simbolizar também que a edição de Paris 2024 será a primeira com o mesmo número de atletas homens e mulheres, algo inédito na história dos Jogos Olímpicos.


Além da igualdade, a água é um fator simbólico de Paris que está colocado na tocha. A chama olímpica cruzará o mar mediterrâneo até chegar a capital francesa, que é banhada pelo Rio Sena, fonte de inspiração de Lehanneur.


Por fim, os Jogos Olímpicos, por essência, inspiram a paz e a união entre todos os povos. Cerca de 11 mil pessoas terão o orgulho de carregar a tocha olímpica, mas nem todos poderão levar uma cópia da peça para casa, já que apenas 2 mil tochas serão produzidas, cinco vezes menos em relação a edição anteriores.


A chama atravessará 400 cidades francessas, mas também passará pelos Oceanos Atântico, Índico e Pacífico, para chegar aos territórios franceses localizados em outros continentes, como Guiana Francesa, Martinica, Guadalupe, Polinésia Francesa e Reunião.


bottom of page