top of page
Buscar

Eixo SP vence prêmio por asfalto com plástico reciclado

Com Assessoria

Pelo segundo ano consecutivo, a Eixo SP Concessionária de Rodovias conquistou o Prêmio InovaInfra, promovido pela revista O Empreiteiro. Na edição 2024, o projeto vencedor foi o do asfalto produzido com plástico reciclado. Essa inovação foi aplicada de maneira inédita no País em um trecho experimental da SP 310 - Rodovia Washington Luís, em Rio Claro.


O produto foi desenvolvido em parceria com a Stratura Asfaltos incorporando embalagens plásticas flexíveis de alimentos na composição do asfalto. Além de garantir que a vida útil das estradas seja prolongada em comparação com o asfalto convencional, essa nova tecnologia promove um impacto ambiental positivo ao reduzir a quantidade de resíduos plásticos descartados e que teriam como destinos os aterros sanitários.


Antes de ser reciclado e incorporado ao asfalto, o plástico passa por um processo de seleção e separação. As embalagens são trituradas e submetidas a uma lavagem para eliminar qualquer contaminação. Em seguida, são aglutinadas para formar uma massa plástica que é transformada em pequenos grãos de plástico do tamanho de uma ervilha. Esses grãos de plásticos são misturados ao asfalto, produzindo assim o ligante modificado com plástico. Esse novo produto é enviado à usina de asfalto, onde ocorre a mistura com pedras, dentro de um grande tambor aquecido a altas temperaturas, até atingirem a consistência ideal para aplicação na revitalização do pavimento.


O Prêmio InovaInfra é um reconhecimento para empresas e profissionais que desenvolveram soluções inovadoras aplicadas em projetos de infraestrutura. A solenidade de premiação está marcada para 9 de abril, no Centro Britânico Brasileiro, na Capital. No ano passado, a Eixo SP levou o prêmio pelo investimento realizado em conectividade e em inteligência artificial aplicadas nas operações rodoviárias. Segundo o diretor-presidente da Eixo SP, Sergio Santillan, os projetos implementados pela Concessionária buscam a todo momento aprimorar a eficiência dos serviços prestados e, consequentemente, garantir a satisfação dos usuários.

Comments


bottom of page