top of page
Buscar

Ela começou a faxinar a casa de anônimos para enfrentar a depressão

Com Terra

Modelo e influenciadora digital, Ellen Melo, conhecida como Ellen Milgrau, decidiu aliar sua produção de conteúdo a uma causa social: a saúde mental das pessoas. Foi assim que, no início de 2022, ela começou a fazer faxina na casa de seguidores com quadros de depressão e ansiedade.

O processo é simples: os interessados precisam responder um formulário com dados e informações sobre o quadro de saúde e Ellen, com a ajuda de uma equipe de voluntários, seleciona os atendidos e marca a limpeza e gravação para as redes sociais. "Eu acredito que a pessoa que está nesse limbo [sem conseguir dar conta de sua higiene e necessidades] e encontra a casa limpa, volta a fazer coisas básicas, e pode de repente fazer uma comprinha no mercado e cozinhar na cozinha limpa", defende ela sobre o propósito em entrevista ao Terra. O resultado costuma ser aprovado. "Eu sempre pergunto se [a pessoa ajudada] está conseguindo manter a casa limpa. Elas falam que sim. Sempre mandam depois: 'Fiz uma comidinha'".


Colaboração de famosos

Ao longo desses quase dois anos em atividade, o projeto cresceu. Os episódios antes disponibilizados apenas no TikTok agora estão também no Youtube, em versão estendida, a pedido do público curioso em conhecer "mais a fundo" a história das pessoas.

Outra mudança: patrocínio. Dada a repercussão da iniciativa, marcas se aproximaram e hoje dão apoio anual ao projeto “Faxina MilGrau”.

A terceira novidade, que pode impulsionar ainda mais o projeto é a colaboração de famosos. Ellen criou uma espécie de spin-off dentro do canal para abrigar a participação de artistas no "Faxina Milgrau Celeb".

"A maioria são meus amigos, conhecidos. Por exemplo, eu comecei com a Karol Conká, que é uma super amiga minha. Mas alguns famosos vieram falar comigo que queriam fazer parte, foi o caso do Enzo Celulari e da Fernanda Lima", conta. São esses os fatores levados em conta na hora de escolher uma participação — a admiração que Ellen sente pelo famoso e o próprio interesse em colaborar.

Experiência própria

Parte da inspiração de Ellen para lançar o projeto foi a sua experiência com a depressão, aos 20 anos. A modelo internacional lembra que cerca de 10 anos atrás, quando morava na Europa, se viu sem forças para comer ou tomar banho, em sofrimento profundo. Antes disso, sua carreira estava em ascensão — morava em Milão, na Itália, e trabalhava para grandes grifes como a Valentino. Com a doença, sua primeira ajuda veio dos amigos que lhe pagaram uma consulta psiquiátrica para que ela iniciasse seu tratamento. "A partir daí, comecei a me cuidar porque sozinha a pessoa não tem essa força pra levantar. É um fardo muito pesado que você não consegue, sua cabeça te bloqueia", relata. Por sua própria vivência, Ellen sabe que a faxina sozinha não dá conta de restaurar a vida de ninguém. Mas é um começo.

Sempre que há oportunidade, ela indica profissionais de saúde, como psicólogos e psiquiatras, para as pessoas assistidas. São especialistas que se colocam na posição de voluntários para colaborar com a iniciativa.

Gente abusada e críticas

Embora a repercussão do Faxina Milgrau seja majoritariamente positiva, Ellen não deixa de enfrentar críticas com o projeto. Na sua avaliação, isso ocorre porque "principalmente as pessoas mais velhas não entendem" a doença.

Ela pontua que décadas atrás não se falava de saúde mental como hoje, que o problema se tornou pauta reconhecida e extensamente abordada. Por isso, estima que as gerações mais velhas não compreendem a seriedade.

Outro infortúnio que ela e seus voluntários precisam lidar é com golpes e pessoas que buscam tirar proveito do trabalho. É o caso de participantes que fazem exigências durante a faxina, tratando a limpeza como serviço, e não ajuda.

Felizmente, eles são minoria. A demanda de pessoas precisando de ajuda é grande, maior que a estrutura disponível para ajudar. Assim, o projeto segue restrito a São Paulo, mas há vontade de ampliá-lo para outras cidades do Brasil.

Comments


bottom of page