top of page
Buscar

Em Pauta: AME em Venceslau?


A vinda de uma unidade do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) para Presidente Venceslau foi discurso de campanha eleitoral em 2018. Todos se recordam que o então candidato a governador Márcio França havia assumido publicamente que a unidade tão necessária ao município seria instalada.


À época a notícia foi propalada pela imprensa local e se criou uma enorme expectativa, principalmente às pessoas que não dispõem de recursos quando da necessidade de exames de especialidades solicitados pelos médicos.


Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde chegou a fazer uma visita à cidade para verificar locais onde poderiam receber a unidade.


Passadas as eleições com a derrota de França para Doria, o assunto praticamente arrefeceu, para não dizer que ficou apenas na promessa de período eleitoral.


Apesar dos esforços da Defensoria Pública de cobrar do governo recém-eleito a instalação do AME em Venceslau, relatando principalmente que as duas unidades existentes na região, em Prudente e Dracena, estarem no seu limite para prestação do serviço, não se falou mais no assunto por aqui.


A explicação que se ouviu nos bastidores é que não havia previsão orçamentária para que o AME pudesse ser instalado em Presidente Venceslau em 2019, primeiro ano de mandato do Doria.


Passamos 2020 e não se tocou mais no assunto, possivelmente por conta da pandemia de Covid-19 e que ainda domina as atenções das autoridades de governo e de saúde.


Agora vem a notícia que um ônibus da Prefeitura de Presidente Venceslau, que transportava pacientes para o AME de Dracena (foto), sofreu nesta quarta-feira (22) uma avaria com a soltura dos pneus traseiros.


Conforme relato feito pelo radialista Mivaldo Rodrigues, da Venceslau FM, o ônibus teria saído da pista e quase indo parar no rio do Peixe. Pela graça de Deus todos saíram ilesos, levando consigo apenas o susto de que poderia ter ocorrido uma tragédia. Os pacientes puderam então embarcar em um outro ônibus da

Prefeitura para chegar a tempo às consultas agendadas no AME dracenense.


Esse episódio reforça que o tema AME em Venceslau deve ser retomado pelas autoridades do município. Não é concebível que Presidente Venceslau, geograficamente bem localizado e sendo o principal da microrregião do Pontal do Paranapanema, ainda não dispor de uma unidade do AME. É inadmissível pessoas, já impactadas em sua saúde, tendo que sair de madrugada, pegar um ônibus, correndo risco de acidentes na estrada, submeter-se a essa situação.


A Defensoria Pública de Presidente Prudente, através do defensor público Orivaldo de Sousa Ginel Junior, já deu um grande passo, quando promoveu em 2019 uma ação pública contra o Estado para instalação da unidade em Venceslau.


Urge agora que nossa Câmara Municipal e o Poder Executivo cobrem de suas bases políticas no Estado uma atenção inadiável para que o AME definitivamente possa ser instalado por aqui.

Comments


bottom of page