top of page
Buscar

Em Pauta: O legado do padre Wilson

Atualizado: 11 de jul. de 2023


Quando o padre Wilson chegou em Presidente Venceslau para comandar a Paróquia Nossa Senhora de Fátima/São Francisco de Paula, em setembro de 1997, o jornal Tribuna Livre estava iniciando suas atividades na cidade.


Assim, de pronto, fui à casa do padre, então na avenida João Pessoa, para uma entrevista sobre sua nova missão sacerdotal.


O padre Wilson, nascido no vizinho município de Piquerobi, conforme relatam seus amigos de juventude, já demonstrava à época sua vocação para o sacerdócio. Atencioso para com os amigos, transbordava sua devoção ao cristianismo e catolicismo, que o levou a fazer o seminário até sua ordenação.


Antes de vir para Presidente Venceslau, padre Wilson teve uma passagem por Presidente Bernardes, deixando por lá um trabalho profícuo de evangelização.


Mas foi aqui em Presidente Venceslau que sua atuação como pároco se notabilizou. Ao longo dos 24 anos de sua permanência a frente da paróquia, padre Wilson deixa um legado para a comunidade católica, escrevendo seu nome como um dos mais importantes e profícuos religiosos que passaram pelo município.


O Centro de Formação, localizado em área rural de Presidente Venceslau, doada à igreja pela família Fernandes, é o maior exemplo disso. Edificado para encontros e fortalecimento de evangelização de crianças, adolescentes, adultos e idosos, o centro se tornou uma referência estimável de fé, amor e fraternidade para a comunidade católica.


Os depoimentos durante as missas que finalizavam esses encontros denotam o quão traduziam sentimentos de gratidão, companheirismo, fé e devoção. Presenciei vários e reporto que o resultado transformou muitas vidas em Presidente Venceslau, assim como de moradores de outras localidades.


Anos atrás, cogitou-se a transferência de Wilson e até de ter uma nova função junto à Diocese de Presidente Prudente. No entanto, o apelo da comunidade e sua vontade de permanecer por aqui foram decisivos para não deixar a paróquia.


Agora, fomos tomados de surpresa sobre sua decisão de se transferir para outro município. Não vou entrar no mérito das razões que o fizeram deixar Presidente Venceslau. O padre Wilson já está comandando a Paróquia São Sebastião, no município de Estrela do Norte.


Trata-se de uma decisão pessoal que precisa ser respeitada, apesar dos apelos de muitos fieis para sua permanência na cidade.


O que fica para a comunidade católica é a perseverança do padre Wilson pelo bem estar de todos, um trabalho dignificante que deixa várias sementes plantadas, pelo seu espírito de fraternidade, acolhimento e, sobretudo, amor ao próximo.


Que Deus continue iluminando seu caminho, agora em nova missão para fortalecimento do amor em Cristo Jesus.

Comments


bottom of page