top of page
Buscar

Em Pauta: Primeiro ano da prefeita Bárbara, bom ou ruim?


“Estamos trabalhando e Presidente Venceslau será melhor”. Essa frase tem sido pronunciada pela prefeita Bárbara Vilches desde quando assumiu a Prefeitura, em janeiro deste ano.


Primeira mulher a comandar o município, Bárbara está finalizando no próximo dia 31 seu primeiro ano a frente da Prefeitura.

Qual a avaliação que se poderia fazer de sua gestão nesses quase 12 meses?


Para muitos, conforme se propala nos quatro cantos da cidade, tem sido positiva.


Os elogios estão concentrados no zelo pela coisa pública, como manutenção de praças e logradouros, austeridade nos gastos públicos e transparência dos atos realizados.


Ainda é pouco tempo para cobrar maior investimento em obras, até porque o orçamento não permite muita brecha, o que faz o município depender de repasses de outras esferas de governo, através de emendas ou mesmo por programas oriundos do Estado, principalmente.

Logo que assumiu, Bárbara encontrou, diria, um “problemão”: o esgotamento do poço do bairro Sumaré, fato este que deixou a população daquela região da cidade desabastecida de água por alguns dias.


A prefeita e sua equipe não hesitaram. Promoveram uma força-tarefa para que os moradores não ficassem sem água, com aluguel de canos para transportar o precioso líquido da Estação de Tratamento até a caixa de água do bairro.


Concomitante, a prefeita anunciou que abriria licitação para perfurar um novo poço que pudesse resolver o problema definitivamente.

Diga-se que houve a perfuração e que, posteriormente, o novo poço veio a apresentar problemas para funcionamento pleno. A empresa foi acionada pela Prefeitura e fez novo serviço e, hoje, o bairro e adjacências não sofrem mais desabastecimento de água.


No campo político, a prefeita tem sido perspicaz. Faz viagem a São Paulo e Brasília em busca de recursos, sem olhar cores partidárias ou preferências políticas. Assim tem conseguido bons contatos e anunciado emendas, estas também com trabalho realizado por vereadores da Câmara.


Importante ressaltar que o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, aqui esteve no dia 30 de agosto, onde anunciou obras não só para Presidente Venceslau como para municípios da região.


Neste dia, marcou-se oficialmente a inauguração da Estação Sul do Tratamento de Esgoto de Presidente Venceslau. A cidade passou a ter agora 100% de esgoto tratado.


Ressalta-se que as obras foram iniciadas há cerca de 10 anos, e que a Estação Norte já estava em funcionamento há alguns anos.

Mais recentemente, a prefeita anunciou investimentos da ordem de R$ 18 milhões que serão realizados em sua gestão. Os recursos são provenientes do programa “Desenvolve-SP”, do governo do Estado, com juros praticamente subsidiados. A tomada de empréstimo foi aprovada pela Câmara, e o dinheiro será investido em obras de infraestrutura, em bairros como o Vencesville, aquisição de maquinário e veículos para o setor de Obras e também para a parte administrativa da Prefeitura, entre outras benfeitorias.


É um bom começo, sem dúvida. No entanto, não se pode deixar de mencionar que os problemas considerados crônicos, como o Ipreven (Instituto de Previdência Municipal), ainda não foram atacados.


Assim como a necessidade de se promover uma reforma administrativa, para evitar gargalos nas funções e cargos da Prefeitura.

O desafio está lançado para a prefeita de uma cidade que ainda pode ser considerada a “Sentinela Avançada da Alta Sorocabana”.


Boas festas!!!

Comments


bottom of page