top of page
Buscar

Em Pauta: Rede de solidariedade em Venceslau


Não é de hoje que Presidente Venceslau tem com uma de suas características a solidariedade. Os venceslauenses, ao longo dos anos, carregam em seus atos e atitudes ações de fraternidade e acolhimento.


Não é atoa que a cidade mantém entidades que vestem a camisa em socorro aos mais necessitados. Entidades e clubes de serviços que, através de seus quadros, dispõem de tempo para servir ao próximo.


Toda vez que a população é conclamada para uma campanha solidária, a resposta é imediata. Essa sintonia de amor às causas sociais denota que Presidente Venceslau pode, sim, ser chamada de “Cidade Solidária”.


Nossas entidades e clubes de serviços abraçam campanha durante o ano todo, atendendo os anseios de quem mais necessita. Colocam-se como uma rede proteção social que minimiza e fortalece o trabalho do ente público.


Há um sentido coletivo que alastra e contamina a todos que aqui vivem: uma comunhão de bens e de serviços em prol da coletividade.


Nesses tempos de pandemia em que muitas famílias foram impactadas em sua renda mensal, tendo que se recolher ou mesmo sem oportunidade de trabalho, tem sido socorridas por muitas ações e campanhas encetadas por aqui.


Essa rede solidária não para de se mover. A todo momento é possível observar, nas redes sociais principalmente, pedidos para atender pessoas em suas necessidades. Ou mesmo ações desenvolvidas que atenuam o sofrimento dos vulneráveis.


No nosso país, de uma maneira geral, a carestia dos alimentos, a falta de oportunidade de trabalho, entre outras causas, tem levado muitas famílias ao desespero nesses tempos pandêmicos.


Pais e mães que se arriscam a correr atrás de um caminhão de lixo, como se viu recentemente em Recife. Ou mesmo enfrentando filas para comprar osso e dar de comer aos seus filhos. Cenas inimagináveis em pleno século 21.


É de doer ver essas cenas. Mas aqui, em Presidente Venceslau, a nossa rede de solidariedade se faz presente a todo momento. É um esteio ininterrupto, uma corrente que não se quebra e está sempre pronta para socorrer.


A todos as entidades, clubes de serviços, colaboradores, voluntários, pessoas que em seu anonimato fazem o bem, rendo minhas homenagens e gratidão.


Venceslau, uma cidade solidária, onde o amor ao próximo é uma marca que percorre o tempo, gerações e afeiçoa sua vocação de servir.

Comments


bottom of page