top of page
Buscar

Enem 2023: curso online e gratuito ensina redação ‘do zero’ e interpretação de texto

Atualizado: 13 de jul.

Estudante deve se inscrever a partir desta quarta-feira, dia 12, e poderá acessar aulas escritas, em vídeos e exercícios - Do R7

Apontadas pelo Ministério da Educação como maiores deficiências dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio, a redação e a interpretação de texto são temas de dois cursos de férias do Portal Curso Enem Gratuito.


"Férias de julho é o momento oportuno para o estudante se preparar para o tema que mais cai na prova, porque está presente em todas as questões do exame”, afirma João Vianney, psicólogo, educador e coordenador geral do portal.


Para o curso “Interpretação de Texto para o Enem”, a professora Mercedes do Prado Bonorino criou nove aulas escritas e em vídeo de uma hora cada, abordando os seguintes temas: função da linguagem, função conativa da linguagem, função metalinguística, características da linguagem informal, norma culta e língua falada, níveis de linguagem, intertextualidade, coesão textual: pronomes e coesão textual: conjunções.


“Todo mundo pensa que dominar a competência de interpretação de texto só vale para as provas de linguagens. Mas, na verdade, toda a prova do Enem está baseada na capacidade do aluno de ler e compreender o enunciado das questões”, diz Mercedes.


Já o curso de redação “Enem Começando do Zero” tem dez aulas com vídeos e um roteiro a ser cumprido, com a missão de tornar o estudante apto a elaborar um texto no estilo dissertativo-argumentativo, que é o exigido pelo Enem.


“Não é um passo a passo de completar. É uma sequência de etapas encadeadas, onde o aluno faz cada parte de um texto original e logo em seguida compara com uma redação real, aprovada com a nota mil na correção oficial do Enem”, diz a professora Daniela Garcia.

bottom of page