top of page
Buscar

Energisa prepara sistema elétrico para enfrentar período de chuvas intensas


De acordo com meteorologistas, sob o efeito do fenômeno El Niño, é grande a probabilidade da passagem de temporais em várias regiões do Estado. De olho nessa previsão, a Energisa antecipou as ações preventivas do seu plano de contingência operacional, preparando o sistema elétrico e as equipes para enfrentar as circunstâncias climáticas que podem impactar a distribuição de energia elétrica.


Entre as ações intensificadas estão manutenções preventivas, com inspeções, trocas de cabos, postes e equipamentos, além de podas de árvores que, pela dimensão dos galhos, oferecem algum risco à rede elétrica. Só no primeiro semestre de 2023, as equipes de Energisa realizaram mais de 31,2 mil podas de árvores na região de Presidente Prudente.


“Em dias de chuvas e ventos fortes, a vegetação sob a rede representa um risco à segurança, já que os galhos em contato com os fios podem ocasionar curto-circuito, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, podendo causar choque elétrico”, explica Luiz Moreto, gerente de Operações da Energisa Sul-Sudeste.


Diante dos riscos, Moreto ressalta a importância de cada um fazer a sua parte no que diz respeito ao cuidado com as árvores em seus respectivos espaços, tanto nos imóveis residenciais e comerciais, como nos ambientes públicos, para que os galhos não avancem desordenadamente sobre os fios de energia.


“As equipes da Energisa entram em ação quando os galhos estão muito próximos da rede. Nosso trabalho não consiste em fazer a poda ornamental, mas desobstruir a fiação de energia. Seguindo todos os critérios ambientais, retiramos somente as partes que estão perto da rede elétrica, sempre priorizando a preservação das espécies”, enfatiza Moreto.


Para cumprir esse cronograma de podas nos locais que representam risco de acidentes e danos, a Energisa dispõe de caminhões com cesto aéreo e trituradores de galhos, e equipes qualificadas, inclusive de linha viva, que realizam os serviços com a rede energizada, garantindo o conforto do cliente que não precisa ter o fornecimento de energia interrompido.

Comments


bottom of page