top of page
Buscar

Ensino médio terá tempo ampliado para aprendizagem de matemática e língua portuguesa

Atualizado: 20 de nov. de 2023

Atendendo demanda popular, Seduc-SP anunciou aumento de 70% e 60%, respectivamente, para ambas as disciplinas; aulas de geografia, história e física serão retomadas na 3ª série - O Imparcial

Outra novidade para próximo ano letivo é inclusão de aulas de educação financeira


Em resposta à demanda de estudantes e professores, a Seduc-SP (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo) informou que vai ampliar em 60% o tempo destinado à aprendizagem de língua portuguesa e em 70% à matemática do ensino médio a partir de 2024, além de incluir aulas de geografia, história e física na 3ª série do ensino médio.


Outra novidade prevista para o próximo ano letivo é a inclusão de aulas de educação financeira para estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio.


A pasta aponta que, este ano, o governo do Estado de São Paulo, a partir da escuta realizada com estudantes e profissionais da educação, optou por simplificar a oferta de itinerários formativos do ensino médio — de 12 para três itinerários formativos, incluindo o ensino técnico — e ampliar a carga horária das disciplinas de matemática, língua portuguesa, física, geografia e história.


Para o aprendizado de língua portuguesa, a carga horária será alterada da seguinte forma: na 3ª série, será ampliada de duas para três aulas de língua portuguesa e outras duas de redação e leitura; na 2ª série, além das três aulas semanais, os estudantes terão outras duas aulas de redação e leitura; e na 1ª série do ensino médio, atualmente são cinco aulas semanais destinadas a essas aulas, ao passo que, a partir de 2024, serão seis aulas semanais, contando com quatro específicas de língua portuguesa e duas de redação e leitura.


Para o aprendizado de matemática, a carga horária será ampliada da seguinte maneira: na 3ª série, os estudantes passam a ter três aulas de matemática (ante a duas oferecidas em 2023) e outras duas aulas de educação financeira; na 2ª série, serão mantidas as atuais três aulas, mais duas aulas de educação financeira; e na 1ª série do ensino médio, serão cinco aulas de matemática e duas de educação financeira.


Retomada de disciplinas

As disciplinas de física, geografia e história serão reintegradas à matriz curricular da 3ª série do ensino médio com duas aulas na semana para cada disciplina, em resposta à demanda de estudantes e professores da rede. Até 2023, essas três disciplinas não estavam contempladas na matriz curricular da 3ª série do ensino médio.


Educação financeira

Além de duas aulas para cada série do ensino médio, estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental também terão uma nova disciplina para complementar a aprendizagem de matemática: as aulas de educação financeira.


"A proposta é de que as aulas de educação financeira sejam ministradas de forma a atrelar ensino-aprendizagem com a realidade de cada aluno, de cada comunidade escolar. Por aqui, estamos estabelecendo um processo que não se limite a ensinar um estudante a aplicar o seu dinheiro, mas também a não se endividar. Temos excelentes iniciativas de escolas que, antes mesmo de inserirmos a educação financeira, já tem modificado a relação de suas comunidades com o tema", afirma o secretário da Educação, Renato Feder.

Comments


bottom of page