top of page
Buscar

Entre os maiores produtores, Prudente sedia 1º Simpósio do Amendoim

Com Portal Prudentino

Inserida na quinta região maior produtora de amendoim do Estado de São Paulo, a cidade de Presidente Prudente será sede do 3º Dia do Amendoim e o 1º Simpósio Brasileiro do Amendoim, com atividades em área experimental de plantio e palestras com experts do setor. O evento tem início a partir das 7h30, no campus 2 da Unoeste.


Números expressivos


A cultura do amendoim no Brasil tem 80% da área plantada no Estado de São Paulo que responde por 90% da produção nacional. A safra agrícola 2022/23 superou em 3,7 % a safra anterior, atingindo 689,2 mil toneladas, conforme o Instituto de Econômica Agrícola (IEA).  


Nas cinco principais regiões da Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (Cati), que representam 54,1% da produção paulista, estão Marília (14,1%), Tupã (13,1%), Jaboticabal (10,1%), Presidente Prudente (10,0%) e Assis (6,8%).


Participação internacional e intercâmbio


Serão pelo menos 300 participantes e com o envolvimento de renomados pesquisadores do Brasil e da Argentina, como são os casos do Dr. Ignácio José de Godoy, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e Dr. Ricardo Javier Haro, do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), da Argentina.


Foram Iniciados entendimentos sobre convênio de cooperação técnica entre os programas de Pós-graduação em Agronomia da Unoeste e da Universidade Católica de Córdoba, na Argentina.


Dr. Ricardo é um dos convidados palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro do Amendoim. O visitante também atua no Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (Inta), com o qual existe intercâmbio iniciado há cinco anos.


Na conversa entre as partes, ficou evidenciada que as pesquisas na área amendoim são importantes para os dois países, inclusive no aspecto regional.


Inscrições


As inscrições são gratuitas, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível. São feitas no site da Unoeste, com acesso pelo mural da home page.

O campus 2 da Unoeste fica na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), km 572.

Comments


bottom of page