top of page
Buscar

Esforço garante manutenção de 100 litros de leite humano a hospitais de PP

Atualizado: 18 de ago. de 2023

Portal Prudentino

Em Presidente Prudente, os esforços realizados pelo Banco de Leite Humano têm surtido efeito. Todos os quatro hospitais contam com leite materno suficiente para atender bebês recém-nascidos na cidade.

Para tal, a coordenadora do órgão, Adriana Trevisan Monteiro, explica que há um trabalho intenso para manter a média de 100 litros pasteurizados por mês, suficientes para atender as demandas.

“As amostras são enviadas periodicamente para o Instituto Adolfo Lutz, para o controle de qualidade. Há todo um trabalho para assegurar as propriedades adequadas e o abastecimento dos hospitais, garantindo principalmente que não falte o leite materno para o prematuro extremo, o que reduz o número de dias de intubação, de internação, previne a enterocolite, dentre outras doenças”, explica.

Agosto Dourado

Nesta quarta-feira (16), o Centro Cultural Matarazzo foi palco do I Encontro de Aleitamento Materno alusivo à Campanha ‘Agosto Dourado’. O evento foi destinado à formação de nutricionistas, fonoaudiólogos, equipe de enfermagem e agentes de saúde da rede municipal.

Adriana Monteiro ministrou a primeira palestra do dia ao contar sobre o trabalho realizado pela equipe do Banco de Leite e qual a importância do aleitamento para o bebê prematuro extremo. Convidada especial, a enfermeira consultora com foco em amamentação, Sarah Sumaia, abordou o tema amamentação com o foco profissional, ensinando técnicas a serem aplicadas ao público atendido nas Unidades Básicas de Saúde.

Na sequência, a temática ‘acolhimento dupla mamãe-bebê’ foi ministrada pelo psicólogo Audiston Nelson Alves Maciel. Direitos da mulher trabalhadora que amamenta foram discutidos por Paulo Alexandre Lopes, que é assistente social do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

A nutricionista Juliana Santiago encerrou o encontro ao abordar a ‘nutrição da mulher que amamenta’.

bottom of page