top of page
Buscar

Estado de SP registra primeiro caso da nova variante da Covid-19 no país

Atualizado: 21 de ago.


Uma nova cepa do vírus da covid-19 tem chamado a atenção nas últimas semanas e teve o primeiro caso identificado no Brasil. Conhecida popularmente por Éris, a EG.5 é uma subvariante da Ômicron, atualmente o tipo mais comum no mundo.


Segundo o Ministério da Saúde, a primeira notificação no país veio do Estado de São Paulo, na noite desta quinta-feira, 17. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, de 71 anos, que reside na capital paulista.


Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, a paciente já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça. Ela já estava com esquema vacinal completo - que é a melhor forma de evitar a doença ou suavizar os sintomas.


Devido às notícias sobre a Éris, muitas pessoas e até mesmo instituições decidiram retomar o uso de máscaras. No Rio, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) emitiu comunicado na quarta-feira (16), recomendando o uso da proteção em ambientes fechados e em aglomerações em suas dependências.


A OMS (Organização Mundial de Saúde) já registrou casos dessa cepa em 51 países, mas a SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) informa que “não houve modificação no cenário de casos notificados de Covid-19 ou aumento de casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Brasil”.


Até o momento, a OMS não recomendou uma mudança no uso de máscaras.

De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, a pasta monitora e avalia as evidências científicas mais atuais em níveis internacionais e o cenário epidemiológico da Covid-19.


“Até o momento, sabemos que nossas vacinas protegem contra essa variante (EG.5). Não há evidências contrárias a isso”, disse.


Sintomas


Os sintomas da Éris são os mesmos vistos em casos anteriores de Covid: coriza; espirros; tosse seca e contínua; febre e dor de garganta também podem aparecer.

(Com UOL)

bottom of page